Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Uma criança de dois anos foi internada por broncopneumonia grave e hemoculturas positivas para Streptococcus pneumoniae. O antibiograma revelou sensibilidade a todos os antibióticos testados, incluindo penicilina, oxacilina e vancomicina. Pela gravidade da infecção, a melhor opção terapêutica nesse caso é usar:

A
Apenas vancomicina
B
Apenas penicilina
C
Associação de vancomicina e penicilina
D
Associação de vancomicina, penicilina e oxacilina
E
Apenas oxacilina
Paciente de seis anos, do sexo masculino, com história clínica de claudicação e dor na face interna da coxa e joelho direito, além de claudicação à custa do mesmo membro. No exame clínico do quadril direito, apresenta abdução de 25 graus e rotação interna de 10 graus. O diagnóstico mais provável deste paciente é:
A punção lombar para análise do liquor é recomendada pela Academia Americana de Pediatria com alto nível de evidência clínica (1A) a:
Considere as seguintes etapas previstas para reanimação cardiorrespiratória. 1 - Assegurar a perviedade da via aérea. 2 - Chamar suporte avançado. 3 - Realizar compressões torácicas. 4 - Iniciar ventilação com máscara do tipo bolsa-válvula. Qual a sequência CORRETA para o atendimento de uma criança de 10 anos, inconsciente, em apneia e sem pulso palpável?
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Compartilhar