Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma criança de dois anos de idade apresenta palidez mucosacutânea (++/4+) e é solicitado um hemograma completo, que evidencia uma anemia microcítica. Uma eletroforese de hemoglobina, no seguimento, demonstra um aumento na concentração de hemoglobina A2. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável:

A
Anemia por deficiência de ferro
B
Traço betatalassêmico
C
Anemia falciforme
D
Anemia de doença crônica sistêmica
E
Anemia por intoxicação com chumbo
Com relação às manifestações cutâneas associadas à infecção pelo HIV e AIDS, pode-se afirmar que:
Quanto à cetoacidose, marque a alternativa correta.
A bronquiolite é uma doença predominante viral, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) o responsável por mais de 50% dos casos. Sabendo que algumas crianças podem evoluir de forma grave, pode-se afirmar que os fatores de risco de gravidade são:
Lactente de 7 meses vem à Unidade de Saúde para consulta de puericultura, e o médico observa que o bebê não rola nem senta sem apoio, além de apresentar palidez palmoplantar. Sua alimentação consta de mamadeiras de mingau de leite de vaca com amido de milho e açúcar e papa de frutas. O desmame completo ocorreu no primeiro mês de vida. A mãe não relata doenças prévias. O bebê pesa 8 kg e mede 64 cm. Que condição está causando esse quadro clínico?
Compartilhar