Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Neonatologia

Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Coagulação intravascular disseminada
B
Hemofilia
C
Doença hemorrágica do recém-nascido
D
Doença de Von Willebrand
E
Trombocitopenia isoimune
Mulher de 65 anos, internada na U.T.I. com diagnóstico de pancreatite grave, é portadora de miocardiopatia e hipertensão. O exame físico revela paciente com confusão mental. PA= 100x70mmHg; FC= 100bpm e diurese normal. Gasometria arterial com máscara de O2 10L/min; pH = 7,15; PaCO2 = 39; Pa O2 = 47; HCO2 = 13, BE = -15,3; saturação arterial de O2 = 72%. Assinale a correta:
Situações em que não se realiza a profilaxia da isoimunização Rh em mulheres Rh (-):
Criança de 2 ½ anos, apresenta tosse e febre há 5 dias associada a vômitos, com dificuldade respiratória e piora no estado geral há dois dias. O exame físico apresenta regular a bom estado geral, com frequência respiratória de 60min, frequência cardíaca de 140min, descorado ++/4+, acianótica. Pulmões com movimentos ventilatórios diminuídos à direita com estertores crepitantes e fígado a 2 cm do rebordo costal direito. O raio X de tórax: infiltrado homogêneo em quase todo o hemotórax inferior direito, com sinais de derrame pleural, confirmado pelo decúbito lateral direito. Em relação ao caso é CORRETO afirmar:
O edema de papila, constatado ao exame do fundo de olho:
Compartilhar