Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?
A
Coagulação intravascular disseminada
B
Hemofilia
C
Doença hemorrágica do recém-nascido
D
Doença de Von Willebrand
E
Trombocitopenia isoimune
Outras questões
Recém-nascido pré-termo de 34 semanas, asfíxico, apresenta anúria há 30 horas. Neste caso, a causa provável é insuficiência renal:
Uma mulher de 28 desenvolveu uma doença com sintomas de gripe e com adenopatia cervical durante o primeiro trimestre de gravidez. Seu filho de 2kg nasceu com 36 semanas de gestação e apresenta hepatoesplenomegalia, linfoadenopatia e coriorretinite. Uma tomografia computadorizada de crânio revelou calcificação intracraniana generalizadas e hidrocefalia. O exame diagnóstico que mais provavelmente identificará a etiologia da infecção nesta criança é:
Qual a limitação do método do Capurro para a determinação da idade gestacional do recém-nascido?
Homem de 56 anos consultou por quadro de dor intermitente de baixa intensidade no hipocôndrio direito, que aliviava com analgésicos, iniciado há 1 ano. Fazia uso de anti-hipertensivos e de hipoglicemiante oral. Nas últimas 24 horas, o paciente passou a apresentar febre, e a dor tornou-se contínua, fixa no hipocôndrio direito com irradiação para as costas. A avaliação laboratorial revelou glicemia de 250 mg/dl, hemograma com leucócitos de 15.000/mm³ (10% de bastonados) e bilirrubina direta de 0,8 mg/dl. A ultrassonografia abdominal mostrou cálculo de 2 cm na vesícula biliar com espessamento e gás em sua parede. Diante deste quadro, qual o diagnóstico mais provável e qual o tratamento mais indicado?