Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:

A
É um distúrbio hemorrágico agudo resultante da destruição excessiva de plaquetas circulantes.
B
Não há relação da doença com infecções virais.
C
Embora rara a complicação a mais importante é a hemorragia intracraniana.
D
É a causa mais comum de trombocitopenia aguda na criança.
E
Na grande maioria dos pacientes, exceto a plaquetopenia, o hemograma é normal.
Homem de 55 anos foi trazido à emergência por tremores nas mãos, na língua e náuseas. Estava hipertenso, taquicárdico e sudorético. À anamnese, referiu vir fazendo uso de 1 litro de cachaça ao dia há mais de 5 anos, estando há 3 dias sem consumir bebida alcoólica. Identificou-se que o paciente estava desidratado e com hipoglicemia. A suspeita era que os sintomas estivessem relacionados à abstinência do álcool, tendo o tratamento sido iniciado com diazepam. Qual a conduta mais adequada para este paciente?
A tuberculose, doença prevenível e curável, constitui ainda hoje uma ameaça para a Saúde Pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Assinale a alternativa CORRETA:
Considere-se uma criança de 8 anos de idade com tosse persistente há 3 semanas, dores no corpo e temperatura até 37,7°C. Fez uso de Sulfametoxazol-trimetoprim por 10 dias sem melhora do quadro. Foi vacinado com BCG apenas ao nascimento. Recebeu somente as vacinas do 2° mês de vida e reforços da Sabin em campanhas do Ministério da Saúde. Realizou teste tuberculínico duas vezes nesse ínterim, o primeiro com 8 mm, e o segundo com 7 mm. O radiograma de tórax mostra infiltrado bilateral intenso, com opacidade difusa e sem efusão pleural. Dentre os agentes etiológicos abaixo, qual o mais provável nesse caso?
Sobre a transmissão vertical de doenças , assinale a alternativa que apresente somente doenças passíveis de transmissão por estes mecanismos:
Compartilhar