Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:
A
É um distúrbio hemorrágico agudo resultante da destruição excessiva de plaquetas circulantes.
B
Não há relação da doença com infecções virais.
C
Embora rara a complicação a mais importante é a hemorragia intracraniana.
D
É a causa mais comum de trombocitopenia aguda na criança.
E
Na grande maioria dos pacientes, exceto a plaquetopenia, o hemograma é normal.
Outras questões
A colangite esclerosante primária é uma doença de causa desconhecida e pode estar associada a:
O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:
Uma idosa é admitida em função de desidratação decorrente de sua recusa em aceitar alimentação e líquidos, associada a úlcera de pressão por imobilidade no leito. O quadro evolui a cerca de 3 semanas, com relato do cuidador de retraimento social importante, mantendo-se a paciente permanentemente de olhos fechados e sem qualquer interação com o meio. Seus sinais vitais, após reposição volêmica inicial, estão normais, seu ritmo cardíaco mantêm-se regular em 2 tempos, o murmúrio vesicular é universalmente audível, sem adventícios pulmonares, nada digno de nota sendo detectado ao exame do abdome. Indique, dentre as citadas, a hipótese diagnóstica mais provável.
São exames complementares capazes de caracterizar a presença da Síndrome de Cushing, EXCETO: