Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:

A
É um distúrbio hemorrágico agudo resultante da destruição excessiva de plaquetas circulantes.
B
Não há relação da doença com infecções virais.
C
Embora rara a complicação a mais importante é a hemorragia intracraniana.
D
É a causa mais comum de trombocitopenia aguda na criança.
E
Na grande maioria dos pacientes, exceto a plaquetopenia, o hemograma é normal.
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes informações: I- A glicose passa a placenta por difusão facilitada. A insulina não ultrapassa a barreira placentária. II- Ocorre agravamento do diabetes na gestação entre 12 e 20 semanas de gestação. III- No binômio diabetes mellitus e gravidez há possibilidade de complicações, tais como parto pré-termo, pré-eclâmpsia, polidrâmnio e macrossomia. Assinale a alternativa correta:
Paciente em trabalho de parto, IV plano de hodge,feto vivo, com partograma revelando variedade de posição OEA que ultrapassou a linha de ação. Qual a conduta?
Não se relaciona à artrite idiopática juvenil:
Compartilhar