Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:
A
É um distúrbio hemorrágico agudo resultante da destruição excessiva de plaquetas circulantes.
B
Não há relação da doença com infecções virais.
C
Embora rara a complicação a mais importante é a hemorragia intracraniana.
D
É a causa mais comum de trombocitopenia aguda na criança.
E
Na grande maioria dos pacientes, exceto a plaquetopenia, o hemograma é normal.
Outras questões
Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, grávida de oito meses, vítima de acidente automobilístico há um hora (colisão frontal), trazida à sala de emergência pelo SAMU, encontrando-se acordada, porém desorientada, em ventilação espontânea, eupneica, com movimentação espontânea dos membros, fásica, com discurso desconexo e abertura ocular espontânea. Referia dor em hemitórax direito. Na ocasião do acidente, seu marido dirigia o carro e faleceu na colisão. Ao exame físico, mostrava-se descorada ++/ IV. Pulso: 120 bpm, filiforme. Pressão arterial: 100X60 mmHg. Presença de dor à palpação da parede torácica anteroIateral direita, com crepitação e se evidenciando grande equimose local. Restante do exame físico era normal. Em relação à condução desse caso, é correto afirmar:
Paciente, 12 meses de vida, é levado à consulta de rotina. No seu histórico correspondente à análise do desenvolvimento - capacidade de adquirir funções ou realizar tarefas -, exclui-se:
O aneurisma de aorta abdominal:
Na determinação da superfície corporal queimada em crianças, os segmentos corporais que proporcionalmente são maiores e menores que no adulto são, respectivamente: