Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Uma crise convulsiva ocorrida em vigência de febre justifica uma investigação mais pormenorizada quando tem por característica:

A
Ocorrência entre 6 meses e 6 anos de idade.
B
Convulsão tônico-clônica generalizada.
C
Duração maior que 10 minutos.
D
Sonolência após a convulsão.
E
Atraso dos marcos de desenvolvimento.
Atualmente, o método de Ponseti é o tratamento padrão do pé torto congênito. Assinale a alternativa correta quanto à sua aplicação.
A respeito da estenose hipertrófica do piloro, é correto afirmar:
Em relação ao paciente com aterosclerose periférica e insuficiência arterial crônica dos MMII, considere as seguintes afirmativas: 1. As drogas que inibem a função plaquetária são utilizadas para diminuir a síndrome de reperfusão após a reconstrução arterial. 2. O tratamento clínico é preconizado preferencialmente nas fases I e II da classificação de Fontaine, na doença arterial crônica dos MMII. 3. O uso de antiplaquetários na doença arterial crônica não diminui a incidência de eventos cardiovasculares. 4. O fumo tem efeito aterogênico, vasoconstritor e trombogênico. 5. A proteção contra o frio é a medida mais eficaz para aumentar o fluxo sanguíneo no membro inferior com isquemia crônica. Assinale a alternativa correta.
Em relação à hematúria na infância, considere as seguintes afirmativas: 1. Hematúria é definida por excreção de quantidades anormais de eritrócitos intactos na urina. 2. Eritrocitúria dismórfica acompanhada de proteinúria anormal é sinal confiável de doença glomerular. 3. Doença policística renal, síndrome de Alport e doença falciforme são causas hereditárias de hematúria. 4. Testes urinários que utilizam fitas reagentes podem apresentar resultados falso-positivos para hematúria em caso de urinas alcalinas (com pH > 9). Assinale a alternativa correta.
Compartilhar