Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma das complicações mais comuns em pacientes com câncer e em tratamento quimioterápico é a Neutropenia Febril. Em relação a esse diagnóstico, assinale a INCORRETA:

A
o diagnóstico é feito através da história, exame físico completo, RX de tórax, hemograma, Urina I, hemocultura e urocultura
B
cateteres de longa duração implantados não costumam ser focos de infecção nos casos de neutropenia febril
C
a neutropenia febril requer início imediato e empírico de antibiótico de largo espectro enquanto correm as culturas
D
vancomicina está indicada se for isolado staphylococcus coagulase negativo
E
na neutropenia febril, é importante lembrar que a febre pode ser a única manifestação de infecção muitas vezes fatal que pode invadir e se disseminar em horas. Nos casos de leucopenia menos que 500 leucócitos, às vezes nem a febre aparece
Assinale a alternativa correta em relação à idade de aparecimento e desaparecimento dos reflexos primitivos em uma criança com desenvolvimento normal.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Pedro, 41 anos de idade, diz não ter problema algum de saúde e que não sente nada de errado. Vem à consulta apenas para os exames de rotina, o check-up. Sua esposa insiste para que faça o exame da próstata. Pedro abandonou o tabagismo há mais de dez anos, não usa nenhuma medicação e nunca fez qualquer cirurgia. No exame físico, pesa 70 kg, mede 1,70 m, a pressão arterial é de 120/80 mmHg. Em relação ao rastreio do câncer de próstata, o médico de família deve:
Um paciente politraumatizado é admitido com fraturas de fêmur direito e exposta de tíbia esquerda, no setor de urgência, a prioridade inicial neste caso é:
Lactente de 11 meses portador de atresia de vias biliares interna para realização de transplante intervivos no dia seguinte. A mãe conta que a criança apresentou febre há 1 dia e no dia da internação, irritabilidade, além de discreto aumento do volume abdominal. Ao exame físico apresenta-se ativa, ictérica, com ascite volumosa, ausculta pulmonar limpa. A conduta recomendada neste momento é:
Compartilhar