Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cirurgia

Endocrinologia

Hematologia

Nefrologia

Reumatologia

Uma das emergências metabólicas relacionadas ao tratamento quimioterápico de leucemias com hipercelularidade ou massas tumorais volumosas é a síndrome de Lise Tumoral. O pediatra deve estar atento às alterações bioquímicas como:

Em relação à triagem metabólica neonatal preconizada pelo Ministério da Saúde, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Todo RN deve ser rastreado para fenilcetonúria, hipotireoidismo e hemoglobinopatia. II. Como rotina, devem ser solicitados testes de triagem para fibrose cística, galactosemia e tirosinemia. III. A coleta de sangue para os testes deve ser feita a partir do primeiro dia de vida, até no máximo 3 meses de vida. Qual é a alternativa correta?
Com relação ao paciente vítima de trauma penetrante em tórax, marque V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) Quando há hematoma de mediastino ou hematoma extrapleural apical deve-se considerar a possibilidade de lesão traumática de um grande vaso. ( ) São sinais radiológicos de ruptura traumática de aorta: alargamento de mediastino, obliteração de cajado aórtico, estreitamento da linha para-traqueal, rebaixamento do brônquio fonte principal esquerdo e hemotórax à esquerda. ( )A drenagem de tórax é feita anterior a linha axilar média, 5º EIC, através da incisão de 2cm e inserção do dreno em direção posterior e superior, procurando desta forma obter a drenagem de ar e sangue. ( ) Lesões de diafragma por trauma penetrante produz perfurações pequenas, que podem levar até anos para herniar, já as lesões por trauma contuso produzem perfurações grandes que levam a herniações mais precoces. ( ) A hipotensão recorrente em paciente com ruptura traumática de aorta que chega ao PS é devida geralmente a um sangramento na própria artéria aorta.
G.C., 17 anos queixa-se de tumor em região cervical anterior, único, indolor, sem dor à palpação e com movimentação craniocaudal à manobra de Sistrunk. A principal hipótese diagnóstica e o exame mais indicado na investigação são:
Mulher gestante de 10 semanas apresenta FTA-ABS positivo e VDRL negativo.Conduta:
Compartilhar