Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Uma discussão comum em unidades básicas de saúde refere-se às situações clínicas em que determinadas vacinas estariam formalmente contraindicadas. Dentre as opções abaixo, pode-se afirmar que a situação correta de contraindicação é:

A
A vacina MMR em criança suscetível de 14 meses, filha de uma gestante soronegativa para rubéola.
B
A vacina da febre amarela em mulher em idade fértil suscetível viajando para zona endêmica.
C
A vacina OPV em criança suscetível de 2 meses que vive com o irmão imunodeficiente.
D
A vacina para sarampo em criança suscetível que teve contato direto com primo com sarampo.
E
A vacina para varicela em criança suscetível de 15 meses que vive com irmã imunocomprometida.
O exame físico realizado na sala de parto de um bebê nascido a termo, pesando 2830 g, revelou ambiguidade genital com hipospádia e criptorquídia. Considerando-se a suspeita de hiperplasia congênita de suprarrenal, pode-se encontrar nos exames laboratoriais:
Gestante com 43 semanas de gestação dá a luz a uma criança que nasce em apneia, pálida e com líquido amniótico meconeal espesso. Qual deve ser a conduta inicial na ressuscitação deste recém-nascido?
Recém-nato a termo, após 30 segundos de assistência adequada na sala de parto, evoluiu com respiração regular, FC = 110 bpm, acrocianose. A conduta neste momento será:
O paciente politraumatizado, com abertura ocular com estímulos verbais, flexão anormal aos estímulos dolorosos e emissão de sons incompreensíveis tem Glasgow de:
Compartilhar