Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante em trabalho de parto, com dilatação de 6 cm é submetida a cesárea, pois observa-se taquicardia fetal e líquido amniótico tinto por mecônio. Recém-nascido (RN) com tônus normal, chorando, frequência cardíaca de 142 bpm, mas com cianose de extremidades e pele tinta pelo mecônio. O pediatra em sala de parto deve:

A
visualizar a traqueia com laringoscópio e aspiração apenas se houver mecônio em região de hipofaringe, dando continuidade à reanimação habitual.
B
proceder às manobras habituais de reanimação, sem indicação de visualização de traqueia, mas com indicação de aspiração de conteúdo gástrico.
C
proceder à visualização com laringoscópio e à aspiração imediata de traquéia, uma vez que a ausência de mecônio na oro ou na hipofaringe não excluem a sua presença em traqueia.
D
intubar e aspirar traqueia através do conector com abertura lateral, para oxigenação imediata após a aspiração, uma vez que havia sofrimento fetal.
E
oferecer oxigênio em máscara aberta pela presença da cianose de extremidades e visualizar a traqueia apenas se houver piora dos movimentos respiratórios ou da frequência cardíaca nos próximos 30 segundos.
Na pré-eclâmpsia devemos:
Mulher de 22 anos realiza exame citopatológico de rotina e o resultado no laudo é de lesão epitelial de baixo grau. Qual a conduta mais correta?
Assinale a afirmativa ERRADA sobre o calendário básico de vacinação da criança preconizado pelo Ministério da Saúde:
O achado de retinocoroidite, hidrocefalia, calcificações intracranianas grosseiras a par de convulsões em recém-nascidos constituem a clássica tétrade de Sabin e caracteriza infecção congênita grave em quadro de:
Compartilhar