Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante em trabalho de parto, com dilatação de 6 cm é submetida a cesárea, pois observa-se taquicardia fetal e líquido amniótico tinto por mecônio. Recém-nascido (RN) com tônus normal, chorando, frequência cardíaca de 142 bpm, mas com cianose de extremidades e pele tinta pelo mecônio. O pediatra em sala de parto deve:

A
visualizar a traqueia com laringoscópio e aspiração apenas se houver mecônio em região de hipofaringe, dando continuidade à reanimação habitual.
B
proceder às manobras habituais de reanimação, sem indicação de visualização de traqueia, mas com indicação de aspiração de conteúdo gástrico.
C
proceder à visualização com laringoscópio e à aspiração imediata de traquéia, uma vez que a ausência de mecônio na oro ou na hipofaringe não excluem a sua presença em traqueia.
D
intubar e aspirar traqueia através do conector com abertura lateral, para oxigenação imediata após a aspiração, uma vez que havia sofrimento fetal.
E
oferecer oxigênio em máscara aberta pela presença da cianose de extremidades e visualizar a traqueia apenas se houver piora dos movimentos respiratórios ou da frequência cardíaca nos próximos 30 segundos.
Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?
Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?
Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?
Assinale a alternativa que corresponde à indicação de colectomia na colite ulcerativa: I - associação com colangite esclerosante primária progredindo para cirrose. II - displasia-carcinoma. III - sangramento colônico maciço.
Compartilhar