Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante em trabalho de parto, com dilatação de 6 cm é submetida a cesárea, pois observa-se taquicardia fetal e líquido amniótico tinto por mecônio. Recém-nascido (RN) com tônus normal, chorando, frequência cardíaca de 142 bpm, mas com cianose de extremidades e pele tinta pelo mecônio. O pediatra em sala de parto deve:

A
visualizar a traqueia com laringoscópio e aspiração apenas se houver mecônio em região de hipofaringe, dando continuidade à reanimação habitual.
B
proceder às manobras habituais de reanimação, sem indicação de visualização de traqueia, mas com indicação de aspiração de conteúdo gástrico.
C
proceder à visualização com laringoscópio e à aspiração imediata de traquéia, uma vez que a ausência de mecônio na oro ou na hipofaringe não excluem a sua presença em traqueia.
D
intubar e aspirar traqueia através do conector com abertura lateral, para oxigenação imediata após a aspiração, uma vez que havia sofrimento fetal.
E
oferecer oxigênio em máscara aberta pela presença da cianose de extremidades e visualizar a traqueia apenas se houver piora dos movimentos respiratórios ou da frequência cardíaca nos próximos 30 segundos.
A hipertensão arterial pulmonar pode ser causada por:
Uma menina de 8 meses tem febre há 4 horas. Ao exame físico, está ativa e não há nenhuma anormalidade digna de nota. É feita coleta de urina para realização de urina tipo I e urocultura (URC) por sondagem vesical. A urina tipo I é sugestiva de infecção do trato urinário. A conduta mais correta é:
A pesquisa do Corpúsculo de Negri está relacionado a:
Em um paciente com paralisia de Bell, que achado não indica mau prognóstico e necessidade de tratamento agressivo?
Compartilhar