Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante em trabalho de parto, com dilatação de 6 cm é submetida a cesárea, pois observa-se taquicardia fetal e líquido amniótico tinto por mecônio. Recém-nascido (RN) com tônus normal, chorando, frequência cardíaca de 142 bpm, mas com cianose de extremidades e pele tinta pelo mecônio. O pediatra em sala de parto deve:

A
visualizar a traqueia com laringoscópio e aspiração apenas se houver mecônio em região de hipofaringe, dando continuidade à reanimação habitual.
B
proceder às manobras habituais de reanimação, sem indicação de visualização de traqueia, mas com indicação de aspiração de conteúdo gástrico.
C
proceder à visualização com laringoscópio e à aspiração imediata de traquéia, uma vez que a ausência de mecônio na oro ou na hipofaringe não excluem a sua presença em traqueia.
D
intubar e aspirar traqueia através do conector com abertura lateral, para oxigenação imediata após a aspiração, uma vez que havia sofrimento fetal.
E
oferecer oxigênio em máscara aberta pela presença da cianose de extremidades e visualizar a traqueia apenas se houver piora dos movimentos respiratórios ou da frequência cardíaca nos próximos 30 segundos.
Acerca da febre reumática, julgue os itens que se seguem. I - É mais frequente em crianças com menos de três anos de idade. II - É uma poliartrite aguda, migratória de grandes articulações. III - A artrite apresenta pouca resposta aos anti-inflamatórios não-hormonais. IV - A sequela cardíaca mais comum é a insuficiência mitral. V - A coreia de Sydenham tem início precoce e apresenta sequelas importantes. Estão certos apenas os itens:
Assinale a alternativa correta em relação a febre:
Sobre o uso de diuréticos tiazídicos no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, analise as proposições abaixo. 1) Reduzem o volume plasmático e, em longo prazo, aumentam a resistência vascular periférica. 2) Administrados isoladamente em baixas doses exibem ação antipertensiva. 3) Alterações bioquímicas e metabólicas são dose-dependentes. 4) Em baixas doses, a hidroclorotiazida apresenta redução na ação diurética a médio e longo prazo. 5) Podem precipitar crise de gota. Está (ão) correta (as) apenas:
Qual, das seguintes afirmativas, é verdadeira quanto às características epidemiológicas da síndrome do intestino irritável?
Compartilhar