Uma gestante no primeiro trimestre de gravidez apresenta exame com IgG e IgM positivos para toxoplasmose. Assinale a conduta mais adequada:
A
iniciar medicação caso o teste de avidez esteja baixo.
B
iniciar sempre a medicação, pois nesta época o teste de avidez não é útil.
C
não usar medicação neste caso, pois o maior risco para o feto é no terceiro trimestre.
D
solicitar ultrassonografia morfológica e realizar amniocentese se tiver alguma alteração.
E
iniciar medicamento caso o teste de avidez esteja alto.
Outras questões
Mulher de 20 anos com história de amenorreia de 7 semanas, bHCG 400 m UI na 5ª semana, deu entrada na maternidade do HUGG com quadro de perda sanguinea vaginal de pequena monta associada a dor em baixo ventre. Foi solicitado ultrassom transvaginal que mostrou endométrio espesso com cerca de 12 mm associado a presença de material amorfo em anexo direito com cerca de 20 mm apresentando intenso fluxo sanguineo ao Doppler. Na internação o bHCG sanguineo foi 300 m UI. Seu diagnóstico provável e conduta mais apropriada:
Sobre fisiologia genital assinale o grupo de assertivas totalmente incorretas:
1- O ovário responde ao GnRH de forma seqüencial e definida para produzir o crescimento folicular, ovulação e formação do corpo lúteo.
2- Existe vários níveis de “feed-back” para o hipotálamo que são conhecidos como de alças longas, curtas e ultracurtas.
3- A secreção pulsátil contínua de GnRH é necessária devido à sua meia vida (clivagem proteolítica em até 4 minutos)
4- As endorfinas estimulam a secreção de GnRH, hipotalâmico e, portanto, a secreção de FSH e LH
5- O GnRH controla a secreção do FSH, LH e PRL.
Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:
Paciente de 65 anos de idade com indicação para realizar prostatectomia por hiperplasia prostática, tem na história patológica pregressa relato de infarto agudo do miocárdio há 4 meses; no momento encontra-se em uso de clopidogrel e anti-hipertensivo. Qual a conduta a ser tomada?