Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante sem acompanhamento pré-natal é admitida no centro obstétrico em período expulsivo. Nasce uma criança a termo que se apresenta hipotônica, cianótica e em apneia. O líquido amniótico é claro e ao iniciar os passos de atendimento ao recém-nascido percebe-se que o mesmo se encontra com abdome escavado. Qual a correta sequência na reanimação neonatal?

A
Aquecer, aspirar vias aéreas superiores, secar e iniciar ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
B
Aquecer, secar, realizar estímulo tátil, entubar para aspiração traqueal e posterior ventilação com pressão positiva.
C
Aquecer, realizar estímulo tátil, secar, aspirar vias aéreas superiores e iniciar ventilação com balão e máscara, se persistir apneia.
D
Aquecer, aspirar vias aéreas superiores, secar, realizar entubação traqueal e iniciar ventilação com pressão positiva.
E
Aquecer, secar, iniciar ventilação com pressão positiva com balão e máscara sincronizada com massagem cardíaca externa.
As doenças orificiais são comuns em proctologia. Assinale a alternativa CORRETA:
Portador de transtorno bipolar em uso continuado de neuroléptico desenvolve movimentos estereotipados envolvendo os músculos faciais inferiores (oro-buco-línguo-mastigatória). A hipótese diagnóstica obrigatória para o caso é:
Paciente com história de 25 anos de etilismo pesado dá entrada no pronto-socorro por hematêmese. Na admissão, apresenta-se hipocorado; ictérico; com pressão arterial = 120 x 70 mmHg; pulso = 100; torporoso. Apresenta ginecomastia e eritema palmar. Abdome globoso, flácido, com macicez móvel. Sem <i>deficit</i> neurológico focal. Qual das assertivas é CORRETA em relação ao caso apresentado?
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Compartilhar