Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante sem acompanhamento pré-natal é admitida no centro obstétrico em período expulsivo. Nasce uma criança a termo que se apresenta hipotônica, cianótica e em apneia. O líquido amniótico é claro e ao iniciar os passos de atendimento ao recém-nascido percebe-se que o mesmo se encontra com abdome escavado. Qual a correta sequência na reanimação neonatal?

A
Aquecer, aspirar vias aéreas superiores, secar e iniciar ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
B
Aquecer, secar, realizar estímulo tátil, entubar para aspiração traqueal e posterior ventilação com pressão positiva.
C
Aquecer, realizar estímulo tátil, secar, aspirar vias aéreas superiores e iniciar ventilação com balão e máscara, se persistir apneia.
D
Aquecer, aspirar vias aéreas superiores, secar, realizar entubação traqueal e iniciar ventilação com pressão positiva.
E
Aquecer, secar, iniciar ventilação com pressão positiva com balão e máscara sincronizada com massagem cardíaca externa.
Dentre os tumores congênitos de segmento lateral do pescoço, qual apresenta outra possibilidade de tratamento que não a cirurgia?
O MFC realiza o cuidado da pessoa em todos os seus ciclos de vida desde o ventre materno até a senescência. A transição demográfica hoje apresenta uma população idosa cada vez mais necessitada de assistência, pois envelhecer sem qualidade de vida não faz sentido. Sobre esse caso, marque a alternativa correta.
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. É indispensável a realização de exame médico antes dos idosos iniciarem o programa de caminhada, mesmo que em baixa intensidade.
Uma criança de um ano e meio de idade que apresenta uma hérnia umbilical foi levada à consulta de rotina. A mãe da criança está ansiosa e quer tirar dúvidas sobre diagnóstico, conduta e cuidados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Compartilhar