Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Uma gestante sem acompanhamento pré-natal é admitida no centro obstétrico em período expulsivo. Nasce uma criança a termo que se apresenta hipotônica, cianótica e em apneia. O líquido amniótico é claro e ao iniciar os passos de atendimento ao recém-nascido percebe-se que o mesmo se encontra com abdome escavado. Qual a correta sequência na reanimação neonatal?

A
Aquecer, aspirar vias aéreas superiores, secar e iniciar ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
B
Aquecer, secar, realizar estímulo tátil, entubar para aspiração traqueal e posterior ventilação com pressão positiva.
C
Aquecer, realizar estímulo tátil, secar, aspirar vias aéreas superiores e iniciar ventilação com balão e máscara, se persistir apneia.
D
Aquecer, aspirar vias aéreas superiores, secar, realizar entubação traqueal e iniciar ventilação com pressão positiva.
E
Aquecer, secar, iniciar ventilação com pressão positiva com balão e máscara sincronizada com massagem cardíaca externa.
Paciente, 35 anos de idade, negra, nuligesta, obesa, diabética e tabagista, vem ao consultório médico para avaliação de rotina. Nega fluxo patológico genital. Refere fluxo menstrual de 28 a 30 dias/3 a 5d/++. Ao exame físico, TA: 120 X 70 mmHg, PR: rítmico e cheio, com 65 bpm. Abdome plano flácido e não doloroso à palpação. Trouxe preventivo normal. USG: útero aumentado de volume à custa de 2 nódulos miomatosos, um subseroso e outro intramural, medindo o maior 2,0 cm x 1,8 cm. Volume uterino de 126 cm³. Ovários de volume e ecotextura habituais. Deseja engravidar futuramente. A melhor abordagem dos miomas no caso em questão é:
Considere o caso de um paciente de 50 anos que está no 1º pós-operatório de gastrectomia total. Ele está em jejum e apresenta febre. Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
Sobre os aspectos gerais da prematuridade, assinale a alternativa correta:
O uso de alguns fármacos tem como efeito colateral sintomas semelhantes aos distúrbios de ansiedade, EXCETO:
Compartilhar