Uma idosa é admitida em função de desidratação decorrente de sua recusa em aceitar alimentação e líquidos, associada a úlcera de pressão por imobilidade no leito. O quadro evolui a cerca de 3 semanas, com relato do cuidador de retraimento social importante, mantendo-se a paciente permanentemente de olhos fechados e sem qualquer interação com o meio. Seus sinais vitais, após reposição volêmica inicial, estão normais, seu ritmo cardíaco mantêm-se regular em 2 tempos, o murmúrio vesicular é universalmente audível, sem adventícios pulmonares, nada digno de nota sendo detectado ao exame do abdome. Indique, dentre as citadas, a hipótese diagnóstica mais provável.
A
Estado confusional.
B
Estado pós-comicial.
C
Hematoma sub-dural crônico.
D
Catatonia.
E
Parkinsonismo.
Outras questões
Aponte a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 11 meses vem ao ambulatório de pediatria. A mãe refere seis episódios prévios de sibilância com internação hospitalar, com sintomas iniciados desde os primeiros dias de vida. Nos últimos dois meses, precisou ir 5 vezes à emergência. Mãe sem história de atopia. Ao exame físico, lactente em bom estado geral, porém com sinais de desconforto respiratório moderado. Apresenta-se abaixo do percentil 5 para peso e estatura. Com base nessas informações, qual das alternativas a seguir apresenta prováveis hipóteses diagnósticas e os respectivos exames complementares relevantes para o caso?