Questões na prática

Cirurgia

Dermatologia

Cirurgia Geral

Uma instrumentadora recentemente contratada, escalada para auxiliar em uma apendicectomia, iniciou com processo de urticária e angioedema durante o procedimento. Foi tratada com adrenalina e anti-histamínicos, evoluindo bem. Na semana seguinte, durante uma cirurgia cardíaca, apresentou brancoespasmo com edema de glote, tendo sido encaminhada à emergência. Nesse episódio, demonstrou extrema ansiedade, relatando sensação de morte iminente. A causa mais provável destas manifestações é o fato de a funcionária

A
Estar ansiosa frente à necessidade de mostrar-se eficiente
B
Ser alérgica aos desinfetantes utilizados em salas cirúrgicas
C
Ser alérgica ao látex
D
Ser alérgica a componentes dos anestésicos
E
Ser atópica e responder a diversos alérgenos
Avalie as afirmativas a seguir: O diagnóstico do tétano é baseado totalmente em achados clínicos. · O diagnóstico de botulismo deve ser considerado em paciente com paralisia simétrica descendente, febre e status mental intacto. · O diagnóstico laboratorial de infecção gonocócica em homens é rapidamente obtido por coloração Gram de exsudato uretral encontrando monococos ou diplococos Gram negativo intra-celular. · HELICOBACTER PYLORY é fator de risco para úlcera péptica, adenocarcinoma do estômago e linfoma MALT gástrico. · Quase todos os órgãos poderão ser acometidos por Blasto micose.
Todos os fatores abaixo são protetores contra a infecção do sítio cirúrgico, EXCETO:
A presença de Acantose Nigricans pode estar relacionada à:
Mulher de 71 anos procurou auxilio médico com queixa de fraqueza e coloração amarelada da esclera e urina escura. Negou uso de álcool, medicamentos e drogas ilícitas. Ao exame observou-se icterícia. O baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames complementares evidenciaram: anemia normocitica e normocrônica com hemoglobina =10,1g%, bilirrubina sérica total <8,9g/dL, fosfatase alcalina = 3 vezes o limite superior de referência (LSR), gama- glutamiltransferase = 4 vezes o LSR, e presença de bilirrubina na urina ao exame pela fita reagente. Os demais aspectos do exame de urina não evidenciavam alterações e as aminotransferases estavam dentro dos valores de referência. Considerando-se os dados clínicos e as alterações laboratoriais observadas, qual seria o próximo passo na abordagem diagnóstica deste caso ?
Compartilhar