Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma jovem de 17 anos procura o pronto-socorro com queixa de hematúria macroscópica há 1 dia. Ela está com coriza, obstrução nasal com secreção espessa e tosse seca há 5 dias, tendo feito uso de acetaminofen 3 ou 4 vezes, para alívio dos sintomas. Nega disúria e polaciúria. Não apresenta edema e a pressão arterial é normal. A ureia é normal, a creatinina está no limite superior da normalidade; as plaquetas e o coagulograma são normais. A urina é francamente hematúrica, com proteinúria leve e leucócitos normais. A ultrassonografia de vias urinárias é normal. Espera-se encontrar nesta paciente:

A
sorologia positiva para adenovírus
B
biópsia renal com depósitos de IgA no mesângio glomerular
C
FAN positivo
D
sorologia positiva para o vírus Epstein-Barr
E
complemento sérico baixo e ASLO positivo
Dentre as afirmativas abaixo, assinale a situação que contra indica o lavado peritoneal diagnóstico.
Das Cardiopatias Congênitas abaixo, qual se manifesta com maior frequência com cianose:
Das alternativas abaixo, qual é uma osteocondrose que cursa com acometimento da cabeça do fêmur e pode cursar com claudicação e limitação de movimentos, sendo comum a dor referida no joelho ipsilateral:
Homem de 35 anos, auxiliar geral, refere há 5 dias dor na região lombar baixa, sem irradiação que piora com a movimentação da coluna e que melhora com o repouso. Nega trauma local e outras queixas. A dor é considerada de média intensidade, melhorando com o uso de analgésicos e relaxantes musculares. Ao exame físico, há dor na região lombar baixa, à flexão e extensão máxima da coluna. Qual exame subsidiário você solicitaria para este caso?
Compartilhar