Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Uma jovem de 22 anos realiza em seu consultório, pela primeira vez, a citologia oncótica de Papanicolaou. Ela tem vida sexual ativa há 5 anos e relata 3 parceiros sexuais nesse período. O exame ginecológico é normal, entretanto o resultado da citologia revela a presença de lesão intraepitelial escamosa de alto grau, identificada como NIC II, sem a presença de células endocervicais no esfregaço. A conduta mais apropriada para o seguimento dessa paciente é:

A
realizar conização cervical.
B
repetir imediatamente a citologia oncótica de Papanicolaou para obter amostragem de células endocervicais.
C
realizar a pesquisa de HPV por método de biologia molecular
D
estimular o uso de condom e repetir a citologia em 4 meses.
E
realizar colposcopia e biópsia dirigida.
Associe os fármacos (coluna da esquerda) a seus efeitos e propriedades (colunas da direita): 1- inibidor não seletivo da COX; 2- Paracetamol; 3- inibidor seletivo da COX 2; 4- Morfina; 5- Dipirona. ( ) Não tem dose-teto estabelecida. ( ) Pode ocasionar aplasia de medula. ( ) Pode provocar toxicidade hepática. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Em pacientes com pancreatite aguda biliar grave, qual das medidas abaixo é a mais importante para prevenir complicações da doença?
Considere as assertivas abaixo em relação às intoxicações exógenas.I - Salvo poucas exceções, administração de carvão ativado isoladamente é a intervenção adequada em caso de intoxicação por ingestão de medicamentos. II - Lavagem gástrica está contraindicada em caso de ingestão de substâncias cáusticas. III - Xarope de Ipeca (para induzir vômitos) está indicado para pacientes que apresentam piora progressiva de sensório. Quais as corretas?
Com relação a secreção pancreática, podemos afirmar, exceto:
Compartilhar