Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Uma jovem de 22 anos realiza em seu consultório, pela primeira vez, a citologia oncótica de Papanicolaou. Ela tem vida sexual ativa há 5 anos e relata 3 parceiros sexuais nesse período. O exame ginecológico é normal, entretanto o resultado da citologia revela a presença de lesão intraepitelial escamosa de alto grau, identificada como NIC II, sem a presença de células endocervicais no esfregaço. A conduta mais apropriada para o seguimento dessa paciente é:

A
realizar conização cervical.
B
repetir imediatamente a citologia oncótica de Papanicolaou para obter amostragem de células endocervicais.
C
realizar a pesquisa de HPV por método de biologia molecular
D
estimular o uso de condom e repetir a citologia em 4 meses.
E
realizar colposcopia e biópsia dirigida.
O principal sintoma e o tratamento mais indicado para fissura anal crônica são, respectivamente:
Em qual das técnicas para correção da hérnia inguinal sem tensão a tela de polipropileno não é colocada no espaço pré peritoneal:
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Compartilhar