Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Uma jovem de dezoito anos de idade procurou o Centro de Saúde porque a menstruação estava atrasada há vinte dias. Após anamnese, a médica orientou quanto à necessidade de realizar exames laboratoriais, para confirmação da gravidez, bem como, para pesquisa de sífilis e infecção pelo HIV. Na consulta de retorno, essa jovem foi informada que o teste para sífilis deu negativo, porém o teste para HIV foi reagente e foi confirmada a gestação. Em relação ao HIV/AIDS, assinale a alternativa incorreta.

A
O caso dessa jovem pode ser notificado após contagem de CD4 e carga viral.
B
A transmissão vertical do HIV pode ser evitada com profilaxia e terapia antiretroviral.
C
Recomenda-se que essa jovem seja encaminhada ao Centro de Referência para HIV/AIDS para acompanhamento e tratamento.
D
No Brasil, a transmissão vertical é responsável pela quase totalidade de casos de AIDS em menores de treze anos de idade.
E
A possibilidade de transmissão vertical é crescente em função da feminização da epidemia de AIDS no Brasil.
Paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, portador de hérnia inguinal bilateral não complicada. Nega outras patologias, tabagismo ou alergias. Nega internações ou cirurgias prévias. Histórico familiar de leucemia (irmã). Será submetido a tratamento operatório das hérnias inguinais sob bloqueio espinhal. Para uma adequada e segura avaliação pré-operatória serão necessários:
Em um paciente cirrótico, o diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea é suspeitado quando encontramos:
Paciente de 59 anos, sexo masculino, tabagista e etilista, com carcinoma de células escamosas do esôfago, recebeu quimioterapia e radioterapia neoadjuvante. Foi submetido a esofagectomia subtotal transhiatal, com esofagogastroplastia e jejunostomia, sob anestesia venosa (propofol e rapifentanila). Procedimento anestésico-cirúrgico sem complicações. Em relação à assistência médica pós-operatória desse paciente podemos afirmar, EXCETO:
É correto afirmar sobre Osteoporose, exceto:
Compartilhar