Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Uma jovem de dezoito anos de idade procurou o Centro de Saúde porque a menstruação estava atrasada há vinte dias. Após anamnese, a médica orientou quanto à necessidade de realizar exames laboratoriais, para confirmação da gravidez, bem como, para pesquisa de sífilis e infecção pelo HIV. Na consulta de retorno, essa jovem foi informada que o teste para sífilis deu negativo, porém o teste para HIV foi reagente e foi confirmada a gestação. Em relação ao HIV/AIDS, assinale a alternativa incorreta.

A
O caso dessa jovem pode ser notificado após contagem de CD4 e carga viral.
B
A transmissão vertical do HIV pode ser evitada com profilaxia e terapia antiretroviral.
C
Recomenda-se que essa jovem seja encaminhada ao Centro de Referência para HIV/AIDS para acompanhamento e tratamento.
D
No Brasil, a transmissão vertical é responsável pela quase totalidade de casos de AIDS em menores de treze anos de idade.
E
A possibilidade de transmissão vertical é crescente em função da feminização da epidemia de AIDS no Brasil.
Uma criança com cetoacidose diabética apresenta: glicemia 500 mg/dL; sódio sérico 126 mEq/L; potássio sérico 4 mEq/L; cloro 80 mEq/L; ureia 16 mEq/L; e HCO3 6 mEq/L. A conduta inicial mais apropriada nesse caso é:
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda de crianças, que incide principalmente durante o inverno e primavera. Na definição do tratamento, é importante afirmar que:
Dobra da pele em semilua decrescente que recobre o ângulo interno do olho, tipicamente unilateral. Pode ocasionar a falsa impressão de estrabismo convergente, falamos de:
Em qual das alternativas abaixo encontra-se uma situação clínica em que se faz necessário o tratamento da bacteriúria assintomática?
Compartilhar