Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Uma jovem é encontrada na sua casa desacordada e é levada para um Pronto Atendimento. Ao exame, apresenta-se com febre (T axilar 38,5°C), confusa, desorientada, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem rigidez de nuca, e com hemiparesia desproporcional direita. Foi realizado um exame de tomografia computadorizada de crânio que observou lesão hiperdensa em região do lobo temporal esquerdo sem desvio da linha média. Foi realizada uma punção liquórica que evidenciou os seguintes achados em líquido cefalorraquidiano (LCR): celularidade 120 leucócitos, 80% linfócitos, 0 hemácias, 20% neutrófilos, proteína de 50 mg/dl, glicose 88 mg/dl, Pandy negativo, bacterioscopia negativa. Frente a estes achados a conduta CORRETA é:

A
Iniciar ceftriaxona + ampicilina e aguardar as culturas do LCR.
B
Solicitar cultura para micobactérias no LCR e iniciar esquema I para tuberculose.
C
Solicitar PCR para Herpes simples tipo I no LCR e iniciar aciclovir.
D
Solicitar reação sorológica para enterovírus e prescrever dexametasona.
E
Solicitar reação imunológica para pneumococo no LCR e prescrever ampicilina.
Em relação à trombólise no IAM, é correto afirmar:
No exame parcial de urina, num paciente com disfunção renal aguda, a presença de cilindros hemáticos pode significar:
O suporte nutricional enteral é utilizado como terapia de rotina em pacientes com deficiência proteico-calórica, disfagia severa, grandes queimaduras, ressecção intestinal e fístulas, enquanto uma porção do trato digestivo ainda mantém sua capacidade absortiva. Sobre nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta:
Apesar dos grandes avanços na cirurgia e medicina intensiva, a pancreatite aguda continua sendo um dos maiores desafios, principalmente pela evolução muito desfavorável de alguns pacientes. Sobre o manejo da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar