Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma lactente de 3 meses de idade apresenta febre há 48 horas e está sem ganhar peso adequado desde a sua última consulta médica há 20 dias. Após investigação de outros dados de anamnese e exame físico foi observado comprometimento do estado geral e a presença de fimose. Foi então pensado em se tratar de infecção urinária, entre outras possibilidades. Dentre as condutas abaixo, qual a mais adequada em se tratando de infecção urinária a fim de confirmar o diagnóstico?

A
Colher urina para análise de elementos anormais e sedimento e fazer a cultura em seguida, somente se houver alteração neste exame.
B
Colher urina para cultura por jato médio e considerar o diagnóstico se houver qualquer crescimento bacteriano.
C
Colher urina para cultura por punção suprapúbica.
D
Colher urina com saco coletor após higienização correta e considerar o diagnóstico se houver crescimento bacteriano.
E
Colher urina por sondagem vesical.
Mulher, 32 anos, com queixa de dor facial em peso, cacosmia e rinorréia posterior há três meses. Realizou tratamento com diversos antibióticos nesse período sem resolução do quadro. Em tomografia de seios da face nota-se velamento isolado de seio maxilar direito, conteúdo heterogêneo com calcificações de permeio e grau moderado de rarefação óssea junto as suas paredes medial e posterior. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a terapêutica mais indicada para essa paciente?
A localização mais comum das metástases de adenocarcinoma de próstata é:
Mulher, 56 anos de idade, será submetida à laparotomia exploradora para ressecção de neoplasia maligna de cabeça do pâncreas, prevendo-se realizar uma antroduodenopancreatectomia. Qual a classificação do risco de Tromboembolismo Venoso (TEV) e a conduta?
No primeiro episódio de crise convulsiva febril benigna da criança:
Compartilhar