Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma lactente de 3 meses de idade apresenta febre há 48 horas e está sem ganhar peso adequado desde a sua última consulta médica há 20 dias. Após investigação de outros dados de anamnese e exame físico foi observado comprometimento do estado geral e a presença de fimose. Foi então pensado em se tratar de infecção urinária, entre outras possibilidades. Dentre as condutas abaixo, qual a mais adequada em se tratando de infecção urinária a fim de confirmar o diagnóstico?

A
Colher urina para análise de elementos anormais e sedimento e fazer a cultura em seguida, somente se houver alteração neste exame.
B
Colher urina para cultura por jato médio e considerar o diagnóstico se houver qualquer crescimento bacteriano.
C
Colher urina para cultura por punção suprapúbica.
D
Colher urina com saco coletor após higienização correta e considerar o diagnóstico se houver crescimento bacteriano.
E
Colher urina por sondagem vesical.
Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia. Os seguintes exames complementares são considerados na rotina de avaliação inicial dos pacientes hipertensos, EXCETO:
Escolar de 7 anos é levado ao Posto de Saúde por sua tia porque ela detectou que o menino tinha dificuldade de alfabetização. A avaliação clínica e laboratorial básica inicial não mostrou anormalidades. O neuropediatra não detectou qualquer sinal de doença neurológica. O EEG foi normal. Qual das alternativas abaixo apresenta o próximo passo mais adequado?
Durante plantão obstétrico, primigesta com idade gestacional cronológica de 39 semanas e 3 dias, idade ecográfica de 38 semanas +/- 1 semana, refere perda de líquido via vaginal há 6 horas. O exame especular não confirmou o diagnóstico de amniorrexe prematura. Em relação à confirmação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Homem, 42 anos, procura você para consulta por causa de dor lombar há 10 dias. Ao início era discreta, mas agravou-se e agora impede de trabalhar e andar. É pedreiro, nega trauma, febre, emagrecimento ou história médica anterior. A dor se irradia da região posterior da coxa direita até o tornozelo. A extensão do membro é muito dolorosa, mas a força de extensão do hálux é normal e, também, são normais os reflexos aquileu e patelar. Pode-se afirmar, EXCETO:
Compartilhar