Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Uma mãe fica muito preocupada ao receber a notícia que seu filho de 3 anos é portador de anemia falciforme. Ela procura tirar todas as suas dúvidas com o médico, mas este, equivocadamente, lhe diz:

A
A dactilite ou síndrome mão-pé é habitualmente presente em lactentes jovens, sendo pouco provável que seu filho apresente esta manifestação.
B
O priapismo pode ser um problema recorrente e caracteriza-se por uma ereção com duração superior a 30 minutos.
C
Uma das manifestações da doença é a síndrome torácica aguda, caracterizada por um enrijecimento torácico associado a uma ausência de sinais radiográficos.
D
A crise vasoclusiva é muito frequente e tem como característica principal a dor musculoesquelética intensa.
E
O sequestro esplênico agudo é complicação muito grave, mas geralmente acomete lactentes.
Analise os itens abaixo, sobre as causas de convulsão em crianças e bebês, e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: I. A causa mais comum, nos bebês, é o aumento da temperatura que acompanha uma infecção viral. II. A Epilepsia Benigna na Infância é caracterizada por convulsões epilépticas parciais, principalmente ocorrendo durante o período de sono da criança, envolvendo contorções corporais, boca torta, rosto e voz alteradas com gemidos, podendo afetar alguns órgãos. III. A febre causada por pneumonia é a que produz mais convulsões. Está(ão) CORRETO(S):
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?
Nos acidentes que envolvem as mãos, é frequente a ocorrência de fratura dos metacarpianos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
A literatura demonstra que a litíase urinária afeta a população em uma proporção de três homens para cada mulher na faixa etária de 20 a 50 anos de idade. Acerca da litíase renal, assinale a assertiva correta:
Compartilhar