Uma mãe fica muito preocupada ao receber a notícia que seu filho de 3 anos é portador de anemia falciforme. Ela procura tirar todas as suas dúvidas com o médico, mas este, equivocadamente, lhe diz:
A
A dactilite ou síndrome mão-pé é habitualmente presente em lactentes jovens, sendo pouco provável que seu filho apresente esta manifestação.
B
O priapismo pode ser um problema recorrente e caracteriza-se por uma ereção com duração superior a 30 minutos.
C
Uma das manifestações da doença é a síndrome torácica aguda, caracterizada por um enrijecimento torácico associado a uma ausência de sinais radiográficos.
D
A crise vasoclusiva é muito frequente e tem como característica principal a dor musculoesquelética intensa.
E
O sequestro esplênico agudo é complicação muito grave, mas geralmente acomete lactentes.
Outras questões
Na fase aguda de um quadro de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico podemos encontrar os seguintes achados na tomografia computadorizada de crânio, exceto:
A bronquiolite viral aguda (BVA) é a mais comum infecção do trato respiratório inferior em crianças pequenas, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o seu principal agente etiológico. Assinale a alternativa que NÃO caracteriza paciente de risco para a infecção pelo VSR.
Assinale a alternativa correta:
Considere um caso de choque hemorrágico por varizes esofágicas sangrantes em paciente hepatopata evoluindo com hipotensão arterial (85x50 mmHg) e oligúria, após sondagem vesical e passagem de balão esofágico. Os exames revelam: Hb 6,5 g/dl; Htc: 21%, tempo de protrombina: 23 seg com INR: 1,5; proteínas totais: 6,0 mg/dL; com albumina:2,5 mg/dL; ureia:95mg/dL; creatinina: 1,9 mg/dL, potássio: 4,8mEq/. O conjunto de medidas terapêuticas iniciais mais adequado no momento é: