Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Uma mãe fica muito preocupada ao receber a notícia que seu filho de 3 anos é portador de anemia falciforme. Ela procura tirar todas as suas dúvidas com o médico, mas este, equivocadamente, lhe diz:

A
A dactilite ou síndrome mão-pé é habitualmente presente em lactentes jovens, sendo pouco provável que seu filho apresente esta manifestação.
B
O priapismo pode ser um problema recorrente e caracteriza-se por uma ereção com duração superior a 30 minutos.
C
Uma das manifestações da doença é a síndrome torácica aguda, caracterizada por um enrijecimento torácico associado a uma ausência de sinais radiográficos.
D
A crise vasoclusiva é muito frequente e tem como característica principal a dor musculoesquelética intensa.
E
O sequestro esplênico agudo é complicação muito grave, mas geralmente acomete lactentes.
São parasitas que infestam predominantemente o intestino delgado, com exceção de:
Mulher, 73 anos de idade, com hipercolesterolemia, apresentou síncope de duração de 5 minutos em domicílio. Filha nega uso de medicações, exceto sinvastatina e colírio para glaucoma. Esteve no cardiologista há 3 meses, que não recomendou novas medidas. Foi trazida ao PA onde se apresenta confusa, com pulso radial de 36 bpm, com pausas à inspiração. TA: 120x60mmHg, FR: 20ipm. Mucosas coradas, sem sinais neurológicos de localização ou de irritação meníngea. Pulmões limpos. Ausculta cardíaca mostra bulhas arrítmicas à custa de pausas, que duram até 30 segundos, além de sopro sistólico suave em foco aórtico. A causa mais provável desse quadro é:
Assinale a alternativa CORRETA:
Paciente do sexo feminino, 50 anos, comparece ao consultório médico para avaliação de osteoporose. Sem queixas no momento. Menopausa desde os 39 anos, sem terapia de reposição hormonal. Nuligesta. Nega tabagismo e etilismo. Antecedentes pessoais: asma brônquica na infância, com uso de corticoide por longos períodos. Nega outras patologias. Antecedentes familiares: pai hipertenso, mãe dislipêmica e portadora de osteoporose. Ao exame físico: IMC: 21 kg/m2, PA:120 x 80 mmHg, FC: 84 bpm, tiroide normopalpável; demais, sem alterações. Assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar