Um recém nascido de 7 dias é trazido pela mãe à consulta de caso novo. Ela conta que o pai está com tuberculose “ativa” e que iniciou tratamento há 1 semana. Dormem em um quarto único. O RN nasceu no interior de São Paulo e não tomou nenhuma vacina na maternidade. A medida mais eficaz para protegê-lo da tuberculose é:
A
administrar isoniazida por 6 meses. Após esse período, fazer PPD e se não for reator, vacinar com BCG-ID.
B
administrar isoniazida por 3 meses. Após esse período, vacinar com BCG-ID.
C
administrar isoniazida por 6 meses. Após esse período, vacinar com BCG-ID.
D
fazer PPD e se não for reator, vacinar com BCG-ID.
E
administrar isoniazida por 3 meses. Após esse período, fazer PPD e se não for reator, vacinar com BCG-ID.
Outras questões
A mucormicose é uma infecção grave, de etiologia fúngica, que pode ser fatal devido a uma rápida disseminação da infecção pela capacidade dos fungos em invadir e se propagar dentro dos vasos sanguíneos, resultando em infarto de tecidos acometidos. Aponte a alternativa que NÃO corresponde a essa doença, que está relacionada à população diabética.
A cardiopatia congênita que consiste em implantação baixa da valva tricúspide, que se encontra anormalmente dentro do ventrículo direito, chama-se:
Classifique o Apgar do recém-nascido que apresenta as características abaixo: - Ao final do primeiro minuto de vida: frequência cardíaca de 120 bpm, respiração iregular, movimentação ativa, responde com careta à introdução do cateter na narina, corpo róseo e extremidades cianóticas. - Ao final do quinto minuto: frequência cardíaca de 140 bpm, chorando com boa respiração, mantendo movimentação ativa, apresentando tosse à passagem de cateter nasal e completamente róseo.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.