Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Uma menina de 10 anos se apresenta ao pediatra para avaliação clínica, interessada em prática de um esporte. Seu exame é completamente normal com exceção de um nódulo solitário da tireoide, palpado na face anterior do pescoço. A menina tinha notado a protuberância há vários meses antes daquela visita, mas esteve completamente assintomática. O pediatra decide dosar suas taxas de hormônio estimulante da tireoide (TSH) e tiroxina livre (T4), além de outros exames laboratoriais de rotina nesse dia. Ademais dos exames sanguíneos, a melhor etapa subsequente para a avaliação diagnóstica é:

A
tomografia computadorizada (TC) do nódulo.
B
punção aspirativa do nódulo.
C
observação e reavaliação em 3 meses.
D
cintilografia do nódulo.
E
ultrassom do nódulo.
Homem de 48 anos de idade, vítima de atropelamento por veículo de carga foi devidamente removido e, ao chegar ao centro hospitalar, observa-se esmagamento de membros inferiores. Paciente está consciente, pontuação na escala de coma de Glasgow = 12; respiração espontânea, frequência respiratória = 22 movimentos/min; cateter nasal de O2 com 2 L/min, saturação não invasiva de O2 = 94 mmHg; frequência cardíaca = 102 batimentos/minuto, pressão arterial = 100 X 70 mmHg, equimose na face lateral esquerda do tórax, com crepitação na projeção do 8º e 9º arcos costais à palpação local. Sem exteriorização de sangramento. Realizados os procedimentos necessários para estabilização do paciente e colhidos rapidamente os exames subsidiários. Alguns minutos depois o técnico do laboratório telefona para a sala de admissão, preocupado com os resultados dos exames laboratoriais, devido a:
Paciente de 25 anos de idade com febre e dor intensa no baixo ventre. Ao toque bimanual, refere dor à mobilização do colo uterino. Palpa-se massa anexial E. Os exames complementares revelam: Hb = 13 g, Hematócrito = 38%, Leucócitos = 15.600/mL (12% bastonetes, 60% segmentados, 1% eosinófilos, 18% linfócitos) VHS = 50 e proteína C reativa = 32 mg/dL. A ultrassonografia transvaginal mostra imagem cística anexial de conteúdo espesso, medindo 4 cm de diâmetro. A conduta imediata é:
Considere o caso de um paciente de 50 anos que está no 1º pós-operatório de gastrectomia total. Ele está em jejum e apresenta febre. Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.
Compartilhar