Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Uma menina de 10 meses de idade apresenta pobre ganho ponderal, tosse persistente e uma história de pneumonias de repetição (três eventos nos últimos quatro meses). Sua mãe relata que as fezes da menina são muito grandes e com odor muito fétido. Considerando a melhor hipótese diagnóstica, o procedimento propedêutico mais apropriado é:

A
Tomografia computadorizada do tórax
B
Dosagem de imunoglobulinas séricas
C
Teste de intradermoreação com PPD
D
Raios-X de tórax em inspiração e expiração
E
Dosagem de sódio e cloro no suor
A forma precoce da síndrome de Dumping geralmente ocorre _____ após a ingestão de uma refeição e é acompanhada por sintomas gastrointestinais e _____. Ele é mais comum após gastrectomia _____ com a reconstrução _____. Identifique a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, as lacunas acima:
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
Interprete os resultados da análise do LCR abaixo, de uma criança de 3 anos com suspeita de meningite: Aspecto: Turvo; prot: 200 mg/dL; glicorraquia: 20 mg/dL; leucócitos: 510/mm3 (80% seg. e 10% linf) bacterioscopia: diplococos gram positivo. O provável diagnóstico é:
Paciente de 6 anos, do sexo masculino, chega à Urgência por ter apresentado crise-convulsiva tônico-generalizada. No exame físico, ao realizar a inspeção, percebem-se lesões de impetigo nos membros inferiores, com algumas em fase de cicatrização; palidez cutâneo-mucosa (++/++++) e que o mesmo encontra-se sonolento, porém bastante irritado quando manuseado. Qual a atitude prioritária que se deve realizar neste momento?
Compartilhar