Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Uma menina de 11 meses é internada numa unidade pediátrica com história de diarreia que teve início há três dias, com várias evacuações líquidas e volumosas por dia e com sinais de desidratação grave. A mãe relata febre baixa há um dia. Mas nega vômitos. Após a reposição volêmica inicial são colhidos os seguintes exames: Na = 129 mEq/L; K = 3,5 mEq/L; Ca = 9,4 mg% e Na fecal de 120 mEq/L. Com base nos dados acima, trata-se de diarreia, provavelmente:

A
Toxigênica, possivelmente devido à Escherichia coli.
B
Osmótica, possivelmente devido à Yersinia enterocolítica.
C
Invasiva, possivelmente devido ao Rotavírus.
D
Toxigênica, possivelmente devido à Salmonella enteritidis.
E
Osmótica, possivelmente devido à Shigella flexneri.
Assinale a alternativa que contém apenas condições clínicas classificadas como Síndromes de Amplificação Dolorosa.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. Os sinais mais precoces de sindrome compartimental são o déficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pápulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue o item seguinte. O período mais provável de transmissão dessa doença ocorre nos dois dias que antecedem às manifestações clínicas até o segundo dia de sintomatologia.
Compartilhar