Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Uma menina de 11 meses é internada numa unidade pediátrica com história de diarreia que teve início há três dias, com várias evacuações líquidas e volumosas por dia e com sinais de desidratação grave. A mãe relata febre baixa há um dia. Mas nega vômitos. Após a reposição volêmica inicial são colhidos os seguintes exames: Na = 129 mEq/L; K = 3,5 mEq/L; Ca = 9,4 mg% e Na fecal de 120 mEq/L. Com base nos dados acima, trata-se de diarreia, provavelmente:

A
Toxigênica, possivelmente devido à Escherichia coli.
B
Osmótica, possivelmente devido à Yersinia enterocolítica.
C
Invasiva, possivelmente devido ao Rotavírus.
D
Toxigênica, possivelmente devido à Salmonella enteritidis.
E
Osmótica, possivelmente devido à Shigella flexneri.
O trauma continua a ser a causa mais comum de mortes e sequelas na infância. Por ano, mais de 10 milhões de crianças são atendidas nas emergências, em diversos países, para tratamento de lesões traumáticas, o que representa quase uma em cada seis crianças. A morbidade e a mortalidade do trauma ultrapassam a de todas as principais doenças em crianças e adultos jovens, fazendo com que o trauma seja o maior problema de saúde pública e de atendimento nessa população. Apesar de as prioridades no atendimento à criança não mudarem se comparadas com as prioridades no atendimento ao adulto, as crianças apresentam algumas diferenças, principalmente, anatômicas, em que a forma de ação será modificada. Nesse contexto, quanto ao adequado atendimento à criança traumatizada, assinale a alternativa INCORRETA.
O rastreamento primário de problemas relacionados ao uso de álcool deve ser feito em consulta de rotina, principalmente através do questionário CAGE (Cut down Annoyed Guilty Eye-opener Questionnaire). Sobre o CAGE, relacione corretamente as perguntas do questionário com as palavras-chave em inglês: 1. O (A) Sr. (a) costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou a ressaca? 2. As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber? 3. O (A) Sr. (a) se sente culpado (a) (chateado consigo mesmo) pela maneira como costuma beber? 4. Alguma vez o (a) Sr. (a) sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber? A. Cut down (diminuir). B. Annoyed (aborrecido). C. Guilty (culpa). D. Eye-opener (abrir os olhos).
A posição em que é possível um relaxamento perfeito dos músculos é:
Assinale a alternativa em que NÃO são encontradas fasciculações:
Compartilhar