Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Uma menina de 12 anos de idade com repetidas crises de faringite estreptocócica desenvolveu outro episódio de amigdalite. O teste rápido para Estrepto foi positivo e foi iniciado ampilicilina oral, a primeira dose no consultório. Uma hora mais tarde, ela desenvolveu uma sensação estranha e um formigamento perilabial. Em seguida, ficou apreensiva, com dificuldade de deglutir e manifestando voz rouca. Na chegada ao pronto-socorro, a criança apresentava urticária gigante e mostrava os seguintes sinais vitais: Pulso 130bpm, FR32, PA 70/30, temperatura axilar 37,5°C. Qual dos abaixo é mais apropriado para o caso?

A
Ringer lactato.
B
Prometazina.
C
Adrenalina.
D
Prednisona.
E
Cimetidina.
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da susceptibilidade a infecções principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Com relação ao atendimento de recém-nascidos, considere cada uma das afirmativas abaixo como falsa (F) ou verdadeira (V). ( ) A maior parte dos casos de icterícia no período neonatal apresenta aumento da bilirrubina direta. ( ) Na sepse neonatal tardia, há uma maior incidência de meningite. ( ) O tratamento mais adequado para o céfalo-hematoma é o esvaziamento por punção com agulha grossa. ( ) A fisioterapia precoce pode ser usada na paralisia do plexo braquial. ( ) Uma contagem de reticulócitos de 4% é altamente sugestiva de hemólise. Qual a sequência correta das respostas?
Escolar de 7 anos de idade, sexo masculino, com história de há 3 semanas apresentar piodermite, é atendido em uma emergência por apresentar edema nos pés e região pré-tibial, oligúria e hematúria macroscópica. Ao exame constatou-se hipertensão arterial. Diante do quadro a opção que melhor correlaciona diagnóstico com resultado laboratorial é:
Quanto aos mecanismos de ação dos antibióticos, CORRELACIONE: 1 – betalactâmicos (penicilinas e cefalosporinas). 2 – aminoglicosídios (gentamicina). 3 – rifampicina. 4 – quinolonas (ciprofloxacino). 5 – sulfonamidas e trimetoprima. A - Inibição das ligações cruzadas. B - Inibe competitivamente as enzimas envolvidas nos dois passos da biossíntese do ácido fólico. C - Liga-se a subunidade 30S do ribossomo. D - Inibe a RNA polimerase dependente de DNA. E - Inibe a DNA girase (subunidade A) e a topoisomerase IV.
Compartilhar