Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Reumatologia

Uma menina de 4 anos de idade é atendida apresentando febre e erupção cutânea. A febre apareceu há 6 dias, junto com uma dor de garganta, olhos secos e lábios rachados. Hoje, a criança se apresenta cansada e com temperatura de 38,8°C. As conjuntivas estão edemaciadas bilateralmente, e não há linfoadenopatia cervical e eritema das mãos e dos pés. A pele dos pés está descascando, como se tivesse sido gravemente queimada. A primeira conduta a tomar neste caso é:

A
administrar ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia por 48 horas, via intravenosa (IV) e gamaglobulina por 2 semanas.
B
colher hemocultura e iniciar ampicilina e ceftriaxona IV, agora.
C
altas doses de corticosteroide IV agora.
D
administrar gamaglobulina e ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia agora.
E
realizar eletroforese de proteínas na urina e no plasma.
Após acidente automobilístico, uma paciente é encaminhada ao centro cirúrgico em caráter de urgência para drenagem de hematoma subaracnoideo em expansão. Na admissão, a paciente estava inconsciente e não apresentava outros achados além de miose bilateral, e Glasgow 8. As radiografias de rotina do politraumatizado eram normais. Durante a cirurgia, desenvolve hipotensão persistente. O que fazer?
Paciente idoso, dependente de familiares para ingestão de água e alimentos, é trazido para realização de desbridamento na região do pé, foram solicitados exames pré-operatórios e constatado sódio sérico de 172 mEq/L, a correção rápida deste íon pode resultar em:
Pré-escolar, 5 anos, chega ao pronto-socorro com história de febre e diarreia há 48 horas. Ao exame físico apresenta-se irritado, olhos fundos e com enchimento capilar lentificado (4 segundos). Segundo o Manual de Assistência e Controle das Doenças Diarreicas (Ministério da Saúde/Brasil), a conduta adequada neste caso é:
Empiema, derrame pleural parenquimatoso, pneumatoceles e insuficiência respiratória são complicações frequentes em qual quadro de pneumonia?
Compartilhar