Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Reumatologia

Uma menina de 4 anos de idade é atendida apresentando febre e erupção cutânea. A febre apareceu há 6 dias, junto com uma dor de garganta, olhos secos e lábios rachados. Hoje, a criança se apresenta cansada e com temperatura de 38,8°C. As conjuntivas estão edemaciadas bilateralmente, e não há linfoadenopatia cervical e eritema das mãos e dos pés. A pele dos pés está descascando, como se tivesse sido gravemente queimada. A primeira conduta a tomar neste caso é:

A
administrar ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia por 48 horas, via intravenosa (IV) e gamaglobulina por 2 semanas.
B
colher hemocultura e iniciar ampicilina e ceftriaxona IV, agora.
C
altas doses de corticosteroide IV agora.
D
administrar gamaglobulina e ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia agora.
E
realizar eletroforese de proteínas na urina e no plasma.
Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não diferencia o rastreamento e o diagnóstico do diabetes durante a gestação ou fora dela. Recomenda-se o teste oral de tolerância à glicose com sobrecarga de 5 g como único teste, entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. O diagnóstico de diabetes gestacional é confirmado quando a glicemia de jejum for igual ou superior a 126 mg/dL ou a glicemia de duas horas for igual ou superior a 200 mg/dL.
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A episiotomia é uma incisão realizada na vagina e períneo com objetivo de alargar a passagem do feto durante o trabalho de parto e, quando indicada, deve ser executada após o pólo fetal distender o períneo e lesar superficialmente a pele.
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança nasceu em apneia e envolta em mecônio espesso. Nessa situação, o procedimento correto dos passos iniciais da assistência neonatal consiste em posicionar o neonato sob calor radiante e aspirar as via aéreas inferiores com um tubo orotraqueal.
Julgue o item, relativo a ética médica. No Brasil, o aborto voluntário ou provocado é considerado ato criminoso. Porém, em situações como a inexistência de outro meio de salvar a vida da gestante, a gravidez resultante de estupro ou a existência de malformações fetais incompatíveis com a vida, desde que confirmadas por exame ecográfico seriado, o procedimento pode ser considerado legal e não depende de ação judicial.
Compartilhar