Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Reumatologia

Uma menina de 4 anos de idade é atendida apresentando febre e erupção cutânea. A febre apareceu há 6 dias, junto com uma dor de garganta, olhos secos e lábios rachados. Hoje, a criança se apresenta cansada e com temperatura de 38,8°C. As conjuntivas estão edemaciadas bilateralmente, e não há linfoadenopatia cervical e eritema das mãos e dos pés. A pele dos pés está descascando, como se tivesse sido gravemente queimada. A primeira conduta a tomar neste caso é:

A
administrar ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia por 48 horas, via intravenosa (IV) e gamaglobulina por 2 semanas.
B
colher hemocultura e iniciar ampicilina e ceftriaxona IV, agora.
C
altas doses de corticosteroide IV agora.
D
administrar gamaglobulina e ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia agora.
E
realizar eletroforese de proteínas na urina e no plasma.
Paciente é internada em 8/11/08 no centro obstétrico, em trabalho de parto. No cartão de pré-natal consta DUM 1/2/08, DPP 10/11/08, Gesta II, Para I (PN), aborto 0, laudo da ultrassonografia realizada em 30/3/08: Embrião com bcf Positivo, comprimento cabeça-nádegas de 52mm, IG de 9 semanas+ 4 dias. Ao exame físico: posição do colo posterior, esvaecimento em 40% consistência média, altura do plano de Delee em -1,2 dilatado para 4 cm, bolsa íntegra, apresentação cefálica, bcf de 144 bpm, 2 contrações de 50 segundos em 10 minutos, boa proporcionalidade bacia e apresentação fetal. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Primigesta tabagista de 25 anos, 28 a semana de gestação, apresenta na consulta de pré-natal altura uterina de 23 cm. Neste caso, para confirmar a principal hipótese diagnóstica é indicado:
As queimaduras são uma importante causa de morbidade e de mortalidade, entre as causas acidentais, em crianças. Podemos afirmar que:
Há mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). A vacina contra o HPV, recentemente licenciada para uso, contém os tipos 6, 11, 16 e 18. É correto afirmar que:
Compartilhar