Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Reumatologia

Dermatologia

Uma menina de 4 anos de idade é atendida apresentando febre e erupção cutânea. A febre apareceu há 6 dias, junto com uma dor de garganta, olhos secos e lábios rachados. Hoje, a criança se apresenta cansada e com temperatura de 38,8°C. As conjuntivas estão edemaciadas bilateralmente, e não há linfoadenopatia cervical e eritema das mãos e dos pés. A pele dos pés está descascando, como se tivesse sido gravemente queimada. A primeira conduta a tomar neste caso é:

A
administrar ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia por 48 horas, via intravenosa (IV) e gamaglobulina por 2 semanas.
B
colher hemocultura e iniciar ampicilina e ceftriaxona IV, agora.
C
altas doses de corticosteroide IV agora.
D
administrar gamaglobulina e ácido acetilsalicílico 80 mg/kg/dia agora.
E
realizar eletroforese de proteínas na urina e no plasma.
Em relação a hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
Em relação ao sangramento uterino disfuncional, está correto afirmar: I - o uso de análogos do GnRH reduz o sangramento uterino disfuncional, mas não é aceitável devido aos seus efeitos colaterais. II - o ácido tranexâmico parece ser a medicação que mais reduz o sangramento uterino disfuncional. III - hiperplasia de endométrio, síndrome dos ovários policísticos e pólipo endometrial são causas de sangramento uterino disfuncional.
Em relação à ventilação com pressão de suporte (PSV), assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar