Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Uma menina de 5 anos de idade é trazida ao seu pediatra com uma febre que dura cinco dias. Sua mãe relata que as imunizações de sua filha estão em dia e que ela não tem problemas crônicos de saúde. Sinais vitais mostram temperatura de 38,9°C, pulso 111 ppm, frequência respiratória de 16 ipm e pressão arterial 122/65 mmHg. Ao exame, ela apresenta língua vermelha e edemaciada, linfonodos cervicais palpáveis, uma erupção cutânea difusa inespecífica maculopapular, e injeção escleral bilateral. A melhor conduta neste caso é iniciar:

A
antibioticoterapia intravenosa
B
terapia antiviral oral
C
imunoglobulina intravenosa
D
esteroides intravenosos
E
plasmaferese
No que se refere à hipoglicemia em diabéticos, verifique as seguintes afirmações: I - Nos pacientes com níveis glicêmicos cronicamente elevados, as manifestações de hipoglicemia ocorrem em concentrações de glicose plasmática acima de 75 mg/dL. II - No diabetes tipo 1, a secreção de glucagon, em resposta à hipoglicemia, é diminuída. III - A maior depuração da insulina na insuficiência renal é fator de risco para a hipoglicemia iatrogênica relacionada à insulina. Assinale a alternativa correta:
Paciente de 40 anos, submetida há 2 anos à cirurgia de obesidade, refere perda de 35 kg nesse período. Não informa o tipo de cirurgia e não realizou acompanhamento pós-cirúrgico com a equipe que a operou. Vem à consulta com queixas de fraqueza muscular e sensação de parestesia de extremidades. Qual o diagnóstico mais provável?
Escolar de 7 anos apresenta boa evolução clínica durante o tratamento hospitalar de pneumonia comunitária com uso de penicilina cristalina. No quinto dia de tratamento, o antibiograma mostra cepa resistente de pneumococo, pelo disco de oxacilina. Qual a conduta mais adequada nesse caso?
Tânia, 16 anos, dá a luz a uma criança a termo de 3.350g. Iniciou sua vida sexual há2 anos. Colhidos exames, VDRL materno 1/8 e FTA-abs reagente, VDRL da criança ¼ e FTA-abs reagente. Mãe negava qualquer tratamento. A conduta mais correta é?
Compartilhar