Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Uma menina de 5 anos de idade é levada por sua mãe ao setor de urgência quinze dias após uma infecção de vias áreas superiores. Ao exame você observa Temperatura axilar de 40°C, tornozelos e joelhos com sinais flogisticos (edema e dor). A ausculta cardíaca revela sopro sistólico de grande intensidade. Estes achados são consistentes com qual das seguintes doenças?

A
Febre Reumática;
B
Artrite séptica;
C
Artrite reumatoide juvenil;
D
Doença de Kawasaki.
Lactente de 10 meses de idade, sexo feminino, iniciou quadro de edema simétrico das mãos e pés. Ao exame estava irritado e apresentava palidez cutaneomucosa. Responsável informa que este quadro é o primeiro. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Nao é complicação de punção da arteria subclavia direita:
Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:
Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?
Compartilhar