Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

RN com peso de nascimento de 2.200g, apgar de 7 e 9, mãe não fez pré-natal. Nas sorologias colhidas do RN, logo após o nascimento, observou-se o VDRL positivo (1/64), e o anti-HIV negativo. Qual seria a melhor conduta a esse RN?

A
Tratar com benzetacil 50 000 UI.IM, dose única e acompanhar no ambulatório com sorologia seriada (VDRL).
B
Considerar que a sorologia do RN é um falso positivo e não tem necessidade de tratamento.
C
Colher sorologia da mãe e repetir a do RN e, confirmado a sorologia positiva da mãe e RN, tratar com penicilina procaína IM, por 7 dias.
D
Colher sorologia da mãe e, confirmado VDRL positivo, tratar o RN com eritromicina, por 7 dias.
E
Colher sorologia da mãe e do RN, solicitar líquor (LCR), hemograma e raio-x de ossos longos e já iniciar tratamento com penicilina cristalina EV.
Uma mulher de 30 anos, com queixa de diplopia e fraqueza nos braços e pernas, apresenta paresia do VI par craniano, diminuição de força proximal de membros superiores e inferiores e anticorpo antirreceptor de acetilcolina positivo. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é de:
Que eletrólito é mais importante na reposição do grande queimado ? Referência: MARCONDES, E. Pediatria Básica - tomo II - São Paulo: Sarvier, 2003
Na torção testicular podemos AFIRMAR que: Referência: SCHWARTZ, S. I. , SHIRES, T. , SPENCER, F. C. Princípios de Cirurgia. Rio de Janeiro. Editora Guanabara-Koogan. 2003.
Mulher 29 anos, apresenta ferimento em úlcera no nariz que se iniciou pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Não teve redução com o uso de medicamentos cicatrizantes comuns. Refere ter visitado Santarém e arredores há cerca de três meses. Após suspeita houve identificação do parasito em esfregaço da raspadura da lesão e teste de Montenegro positivo. O exame a ser realizado e o tratamento de primeira escolha é:
Compartilhar