Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma menina de 6 meses de idade chega ao pronto-socorro com história de febre há 2 dias, irritabilidade e anorexia, sem outros sintomas. O exame físico revelou: regular estado geral, discreta palidez cutaneomucosa e temperatura axilar de 38ºC, sem outras alterações. O hemograma revelou 19.500 leucócitos/mm³, com 20% de bastonetes e 70% de segmentados e a urina tipo I, colhida por sondagem vesical, revelou 230.000 leucócitos/mm³. Em relação a esse caso, pode-se afirmar que:

A
o mapeamento com DTPA é um bom exame para a confirmação de pielonefrite.
B
não há indicação de investigação radiológica, pois trata-se do primeiro episódio de infecção urinária em menina.
C
o número elevado de leucócitos, em urina colhida por sondagem vesical, confirma o diagnóstico de pielonefrite.
D
o agente etiológico mais provável é o Proteus sp.
E
o tratamento deve ser iniciado com antibiótico empírico, enquanto aguarda a urocultura para confirmação da infecção.
Durante consulta médica de rotina, foram identificadas as seguintes alterações ao exame físico de um escolar: pressão arterial elevada, pulsos femorais fracos e ausculta cardíaca com sopro sistólico em borda esternal esquerda. Considerando esse quadro, o diagnóstico mais provável é:
Paciente com litíase ureteral à direita apresentou cólica nefrética intensa, febre, leucocitose com desvio à esquerda, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 28 irpm. A urotomografia mostrou um cálculo em terço superior de ureter de 1,1 cm, hidronefrose concomitante e borramento da gordura perirrenal. Podemos afirmar que:
Um plantonista está em um local devidamente equipado para atender emergências, onde vários adolescentes realizam uma prova. De repente, um adolescente cai no chão, inconsciente, sem respiração e sem pulso central palpável. Rapidamente o plantonista chega ao local. O monitor instalado demonstra ritmo de fibrilação ventricular. A conduta adequada nesse caso é:
Na parada cardiorrespiratória em pediatria, o ritmo frequentemente encontrado é:
Compartilhar