Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

RN com peso de nascimento de 2.200g, apgar de 7 e 9, mãe não fez pré-natal. Nas sorologias colhidas do RN, logo após o nascimento, observou-se o VDRL positivo (1/64), e o anti-HIV negativo. Qual seria a melhor conduta a esse RN?

A
Tratar com benzetacil 50 000 UI.IM, dose única e acompanhar no ambulatório com sorologia seriada (VDRL).
B
Considerar que a sorologia do RN é um falso positivo e não tem necessidade de tratamento.
C
Colher sorologia da mãe e repetir a do RN e, confirmado a sorologia positiva da mãe e RN, tratar com penicilina procaína IM, por 7 dias.
D
Colher sorologia da mãe e, confirmado VDRL positivo, tratar o RN com eritromicina, por 7 dias.
E
Colher sorologia da mãe e do RN, solicitar líquor (LCR), hemograma e raio-x de ossos longos e já iniciar tratamento com penicilina cristalina EV.
Qual das seguintes drogas pode causar trombocitopenia sintomática?
Mulher de 45 anos admitida com queixas de cefaleia intensa, sudorese, taquipneia, palpitações e vômitos. Ao exame, apresentava PA: 220 x 110 mmHg, FC: 112 bpm , rubor facial e extrema ansiedade. Qual a MELHOR hipótese diagnóstica para o caso?
Qual das seguintes manifestações clínicas é comum na Síndrome de Cushing?
Homem de 52 anos, desempregado, etilista pesado queixando-se de lombalgia, febre vespertina, anorexia e perda de peso. Ao exame, encontra-se apenas emagrecido. US abdominal revelou calcificações esparsas no parênquima renal direito e o sumário de urina evidencia hematúria microscópica, piúria microscópica e ausência de bactérias. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica para o caso?
Compartilhar