Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Uma menina de 8 anos de idade foi internada na enfermaria de pediatria com diagnóstico de pneumonia comunitária aguda. Após 48 horas de tratamento com penicilina cristalina por via endovenosa com doses adequadas não apresentou melhora clínica. Considerando a hipótese da pneumonia por Mycoplasma pneumoniae pode se afirmar:

A
O diagnóstico poderá ter sido facilmente estabelecido no momento da internação, pois o aspecto radiográfico é muito específico da doença.
B
O Mycoplasma pneumoniae é um germe gram-negativo e por esse motivo o insucesso com o uso da penicilina.
C
As contagens encontradas na leucometria global e específica são na grande maioria dos casos normais, mas a velocidade de hemossedimentação está frequentemente elevada.
D
A melhor opção terapêutica para esta pneumonia ainda é cefalosporinas de terceira geração.
E
Mesmo com o tratamento específico em doses adequadas, as resoluções dos sintomas são muito lentas e a principal indicação do antimicrobiano é a erradicação do Mycoplasma pneumoniae do trato respiratório.
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Na avaliação da eficácia das ventilações bolsa-valva-máscara na criança é mais útil:
Uma gestante com 38 5/7 semanas de gestação é submetida a cesárea de urgência após descolamento de placenta. Presença de hemoâmnio. Recém-nascido com Apgar de 3, 5, 8, no primeiro, quinto e décimo minutos de vida. Peso de 3.100 g. Intubado em sala de parto. Evoluiu com insuficiência respiratória e necessidade de parâmetros elevados de ventilação mecânica. Após análise do raio X de tórax e do ecocardiograma, o médico prescreve óxido nítrico. A hipótese diagnóstica que justifica a conduta é:
Dentre as substâncias a seguir, qual não deve ser indicada para o tratamento dos sintomas relacionados à endometriose?
Compartilhar