Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Uma menina de 8 anos de idade foi internada na enfermaria de pediatria com diagnóstico de pneumonia comunitária aguda. Após 48 horas de tratamento com penicilina cristalina por via endovenosa com doses adequadas não apresentou melhora clínica. Considerando a hipótese da pneumonia por Mycoplasma pneumoniae pode se afirmar:

A
O diagnóstico poderá ter sido facilmente estabelecido no momento da internação, pois o aspecto radiográfico é muito específico da doença.
B
O Mycoplasma pneumoniae é um germe gram-negativo e por esse motivo o insucesso com o uso da penicilina.
C
As contagens encontradas na leucometria global e específica são na grande maioria dos casos normais, mas a velocidade de hemossedimentação está frequentemente elevada.
D
A melhor opção terapêutica para esta pneumonia ainda é cefalosporinas de terceira geração.
E
Mesmo com o tratamento específico em doses adequadas, as resoluções dos sintomas são muito lentas e a principal indicação do antimicrobiano é a erradicação do Mycoplasma pneumoniae do trato respiratório.
Em relação à análise do líquido pleural na tuberculose de pleura, pode-se afirmar que:
Prematuro, idade gestacional 30 semanas, nascido de parto cesária (bolsa rota, 24h ) foi tratado durante 10 dias para sepse precoce confirmada com ampicilina e gentamicina, através de cateter umbilical, que foi mantido durante sete dias. Está em uso de ventilação mecânica desde o nascimento e nutrição parenteral parcial há 15 dias. No 17º dia de vida, apresenta sinais clínicos de sepse tardia, com enterocolite nocresante. Selecione a opção que identifica CORRETAMENTE fatores para sepse tardia:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, foi vítima de queimadura por fogo, durante incêndio no local onde trabalhava. Ao dar entrada no pronto-socorro, algum minuto depois apresentava inúmeras lesões exsudativas, eritematosas e muito dolorosas e várias flictenas, distribuídas na cabeça e no pescoço, em toda a parte anterior do tronco e no membro superior direito. Em relação ao caso acima podemos afirmar, EXCETO:
Um recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta aos cinco minutos de vida, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, respiração irregular, acrocianose, somente movimentos de extremidades e alguma expressão facial durante a aspiração com sonda. Após realizar as manobras de reanimação neonatal, o paciente pesou 2300 gramas e encontra-se taquipneico, gemente, com batimento de asa de nariz e tiragem subcostal. Assinale a alternativa CORRETA em relação às manobras de reanimação e distúrbios respiratórios do período neonatal:
Compartilhar