Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Uma menina de 8 anos de idade foi internada na enfermaria de pediatria com diagnóstico de pneumonia comunitária aguda. Após 48 horas de tratamento com penicilina cristalina por via endovenosa com doses adequadas não apresentou melhora clínica. Considerando a hipótese da pneumonia por Mycoplasma pneumoniae pode se afirmar:

A
O diagnóstico poderá ter sido facilmente estabelecido no momento da internação, pois o aspecto radiográfico é muito específico da doença.
B
O Mycoplasma pneumoniae é um germe gram-negativo e por esse motivo o insucesso com o uso da penicilina.
C
As contagens encontradas na leucometria global e específica são na grande maioria dos casos normais, mas a velocidade de hemossedimentação está frequentemente elevada.
D
A melhor opção terapêutica para esta pneumonia ainda é cefalosporinas de terceira geração.
E
Mesmo com o tratamento específico em doses adequadas, as resoluções dos sintomas são muito lentas e a principal indicação do antimicrobiano é a erradicação do Mycoplasma pneumoniae do trato respiratório.
Após realização de cardiotocografia intraparto, médico detecta presença de taquicardia fetal (167 bpm) e desaceleração do tipo cefálico. O exame obstétrico evidencia dilatação cervical de 9 cm com 100% de apagamento, apresentação cefálica no plano +2 de De Lee. A melhor conduta neste caso é:
Paciente, 27 anos, queixa-se de corrimento vaginal abundante, amarelo-esverdeado, bolhoso e com odor fétido. A propedêutica prática para completar o diagnóstico a ser realizada é:
Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que: I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76. II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática. III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.
Ao examinar um recém-nascido na sala de parto você identifica a ectoscopia lesões cutâneas pústulas superficiais, algumas rotas com colarinho de descamação fina, por vezes com mancha hiperpigmentada central e maculas hiperpigmentadas. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar