Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Uma menina de 8 anos de idade foi internada na enfermaria de pediatria com diagnóstico de pneumonia comunitária aguda. Após 48 horas de tratamento com penicilina cristalina por via endovenosa com doses adequadas não apresentou melhora clínica. Considerando a hipótese da pneumonia por Mycoplasma pneumoniae pode se afirmar:

A
O diagnóstico poderá ter sido facilmente estabelecido no momento da internação, pois o aspecto radiográfico é muito específico da doença.
B
O Mycoplasma pneumoniae é um germe gram-negativo e por esse motivo o insucesso com o uso da penicilina.
C
As contagens encontradas na leucometria global e específica são na grande maioria dos casos normais, mas a velocidade de hemossedimentação está frequentemente elevada.
D
A melhor opção terapêutica para esta pneumonia ainda é cefalosporinas de terceira geração.
E
Mesmo com o tratamento específico em doses adequadas, as resoluções dos sintomas são muito lentas e a principal indicação do antimicrobiano é a erradicação do Mycoplasma pneumoniae do trato respiratório.
Em relação às infecções de vias aéreas superiores (IVAS), marque verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os expectorantes mucolíticos não estão indicados no tratamento da rinofaringite aguda ( ) As amigdalites virais costumam cursar com plena adenopatia cervical anterior e submandibular ( ) Nas crianças, até 5 anos de idade, quando fazem sinusite, o seio mais comprometido é o frontal; por este motivo geralmente a cefaleia frontal acompanha o quadro ( ) No tratamento da laringite, o corticoide auxilia na diminuição do edema, portanto é indicado em todos os casos ( ) A droga de escolha para o tratamento da otite média aguda supurativa é cefalosporina de terceira geração, pela gravidade do caso Marque a opçao que corresponde a sequencia CORRETA de cima para baixo:
O abdome agudo é uma das síndromes clínicas mais comuns encontradas na prática médica, sendo caracterizada como uma dor na região abdominal de origem não traumática, de aparecimento súbito e de intensidade variável, associada ou não a outros sintomas. Em relação à síndrome do abdome agudo inflamatório, assinale a alternativa incorreta:
Sobre a colangite (infecção bacteriana dos ductos biliares), é correto afirmar:
Qual o diagnóstico mais provável e qual o exame complementar mais indicado no seguinte caso: Adolescente do sexo feminino, com história de febre e dor articular há 1 semana. Usou sulfametoxazol-trimetropim por 5 dias para tratar uma faringite aguda há 1 mês. Ao exame físico apresenta-se em bom estado geral, temperatura axilar de 38,5ºC, frequência cardíaca de 124 bpm, frequência respiratória de 22 rpm. Exantema macular, não pruriginoso, com círculo eritematoso circundando a pele normal. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas, normofonéticas, ausência de sopros. Joelho e tornozelo esquerdos com aumento de temperatura, volume e dor à movimentação ativa e passiva.
Compartilhar