Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma menina de 8 meses tem febre há 4 horas. Ao exame físico, está ativa e não há nenhuma anormalidade digna de nota. É feita coleta de urina para realização de urina tipo I e urocultura (URC) por sondagem vesical. A urina tipo I é sugestiva de infecção do trato urinário. A conduta mais correta é:

A
iniciar antibioticoterapia por via oral. Caso a URC seja positiva, fazer USG dos rins e das vias urinárias, 24 a 48 horas após o diagnóstico. Tratar durante 10 dias. Suspender a ATB e fazer (UCM) de forma eletiva.
B
aguardar a URC antes de iniciar a antibioticoterapia (ATB), pois não há toxemia. Caso a URC seja positiva, tratar durante 10 dias. A criança deverá fazer (USG) de rins e vias urinárias para investigação de possíveis malformações do trato urinário.
C
iniciar ATB por via oral. Caso a URC seja positiva, tratar por, no mínimo 10 dias. Realizar ultrassonografia (USG) de rins e vias urinárias. Após 48 horas do término do tratamento realizar URC de controle, se negativa, agendar eletivamente uretrocistografia miccional (UCM). Até a realização da UCM, a criança deve ser mantida em uso de antibiótico.
D
internar a criança para ATB intravenosa. Caso a URC seja positiva, solicitar USG de rins e vias urinárias e UCM. Ela poderá receber alta 48 horas depois, porém deve ser mantida a ATB por via oral até completar 10 dias.
E
iniciar ATB por via oral. Caso a URC seja positiva solicitar USG de rins e vias urinárias e UCM. Manter a ATB por 10 dias. Se UCM for positiva para refluxo vesicoureteral, encaminhar para cirurgia. Manter ATB por via oral até a cirurgia.
Em relação às doenças exantemáticas na criança, assinalar a alternativa CORRETA:
Assinale a afirmação correta com relação ao crescimento e desenvolvimento do adolescente.
Em relação à infecção de vias aéreas superiores, é correto afirmar:
Qual medicação é utilizada para combater os efeitos da overdose de opioides no recém-nascido na sala de parto?
Compartilhar