Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma menina de 8 meses tem febre há 4 horas. Ao exame físico, está ativa e não há nenhuma anormalidade digna de nota. É feita coleta de urina para realização de urina tipo I e urocultura (URC) por sondagem vesical. A urina tipo I é sugestiva de infecção do trato urinário. A conduta mais correta é:

A
iniciar antibioticoterapia por via oral. Caso a URC seja positiva, fazer USG dos rins e das vias urinárias, 24 a 48 horas após o diagnóstico. Tratar durante 10 dias. Suspender a ATB e fazer (UCM) de forma eletiva.
B
aguardar a URC antes de iniciar a antibioticoterapia (ATB), pois não há toxemia. Caso a URC seja positiva, tratar durante 10 dias. A criança deverá fazer (USG) de rins e vias urinárias para investigação de possíveis malformações do trato urinário.
C
iniciar ATB por via oral. Caso a URC seja positiva, tratar por, no mínimo 10 dias. Realizar ultrassonografia (USG) de rins e vias urinárias. Após 48 horas do término do tratamento realizar URC de controle, se negativa, agendar eletivamente uretrocistografia miccional (UCM). Até a realização da UCM, a criança deve ser mantida em uso de antibiótico.
D
internar a criança para ATB intravenosa. Caso a URC seja positiva, solicitar USG de rins e vias urinárias e UCM. Ela poderá receber alta 48 horas depois, porém deve ser mantida a ATB por via oral até completar 10 dias.
E
iniciar ATB por via oral. Caso a URC seja positiva solicitar USG de rins e vias urinárias e UCM. Manter a ATB por 10 dias. Se UCM for positiva para refluxo vesicoureteral, encaminhar para cirurgia. Manter ATB por via oral até a cirurgia.
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
A formação de varizes de esôfago e a ocorrência de sangramento varicoso em pacientes portadores de cirrose na forma sinusoidal e pós-sinusoidal estão relacionadas, respectivamente, a valores do gradiente de pressão porta a partir de:
Menino, 18 meses de idade, chega ao pronto atendimento porque, 30 minutos antes, na vigência de febre (39°C) iniciada havia poucas horas, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada com 5 minutos de duração, cedendo espontaneamente. Não havia antecedentes pessoais importantes e o desenvolvimento psicomotor era normal. A mãe havia tido uma convulsão febril na mesma idade. Ao exame, bom estado geral, consciente, curioso, exame neurológico normal. Apresentava tosse, rinorreia hialina, hiperemia da orofaringe. Estava eupneico e a ausculta pulmonar era normal. Assinale a alternativa que apresenta a CONDUTA INICIAL MAIS APROPRIADA.
Paciente masculino, 40 anos de idade, foi submetido a uma gastrectomia total por câncer. A via de acesso foi uma laparotomia mediana supraumbilical. No quinto dia pós-operatório, apresentou sinais clínicos e laboratoriais de infecção. A etiologia MAIS COMUM é:
Compartilhar