Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Uma mocinha de 13 anos mudava de assunto sempre que o pai questionava suas náuseas matutinas e as repetidas micções. Enquanto pode, negou estar amenorreica ou ter mantido relações sexuais. Mais adiante, a situação fugiu-lhe ao controle e ela aceitou ser examinada pela tia obstetra. Na semiótica dos órgãos genitais, uma das evidências de gravidez era o conhecido sinal de Puzos, que corresponde a:

Com relação às crises convulsivas febris, assinale a alternativa incorreta:
Considerando-se a temática do desenvolvimento psicomotor nos 2 primeiros anos de vida, assinale a alternativa CORRETA.
Portador de transtorno bipolar em uso continuado de neuroléptico desenvolve movimentos estereotipados envolvendo os músculos faciais inferiores (oro-buco-línguo-mastigatória). A hipótese diagnóstica obrigatória para o caso é:
Abaixo são descritas as dermatopatias mais comuns na infância - assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico das quatro lesões descritas, respectivamente: 1- Lesões eritematodescamativas, papulosas, não pruriginosas, em couro cabeludo, face, pescoço, axilas e área de fralda, podendo ocorrer desde o primeiro mês de vida. 2- Doença eczematosa, crônica recorrente, pruriginosa, com períodos de acalmia e exacerbação. 3- Lesão eritematopapulosa encimada por vesícula, pruriginosa, localizada em áreas expostas, túnel sinuoso levemente saliente com conteúdo seroso, podendo haver vesículas, bolhas, infecção secundária e aczematização. 4- Pápulas arredondadas, peroladas, firmes, com umbilicação central, sem sinais inflamatórios ao redor, distribuídas por toda a pele, exceto couro cabeludo e regiões palmoplantares.
Compartilhar