Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma mulher 72 anos é atendida com queixa de dor aguda, iniciada há dois dias, no joelho direito, que apresenta calor local pouco intenso. Exames laboratoriais revelam em hematócrito de 38%, 10.500 leucócitos com 70% de neutrófilos segmentados e 4% de bastonetes; ácido úrico de 5,5 mg/dl. A radiografia de joelhos demonstra presença de condrocalcinose. O diagnóstico mais provável é de:

A
Artrite gotosa aguda.
B
Pseudogota.
C
Artrite reativa.
D
Artrite reumatoide.
E
Artrite infecciosa.
Um homem com 20 anos de idade chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatando que foi acordado durante a noite por fortes zumbidos no ouvido esquerdo. O paciente encontra-se bastante nervoso e agitado, dizendo a todo momento que o inseto está vivo, movimentando-se dentro do seu ouvido. Refere, ainda, que, antes de vir para a UPA, tentou retirar o mesmo com uma tampa de caneta, mas não obteve sucesso. Considerando essa situação, qual a conduta adequada nesse caso?
Uma mulher de 25 anos de idade chega ao hospital com quadro de dor abdominal difusa, principalmente em andar superior, e vômitos há três dias, com piora progressiva nas últimas 24 horas. Relata também frequentes episódios de dor abdominal após a alimentação nos últimos meses, com remissão espontânea. Refere uso de contraceptivo oral desde os 14 anos e nega outras comorbidades. Ao exame físico, não se encontram alterações, exceto a dor abdominal moderada em andar superior, sem dor à descompressão brusca. Foi realizada tomografia computadorizada com contraste venoso que mostrou distensão de estômago e duodeno, com inversão dos vaso mesentéricos superiores e ausência do processo uncinado do pâncreas. Com base na situação apresentada, o diagnóstico da paciente é:
Um médico de uma unidade básica de saúde foi chamado pela direção de uma escola de ensino fundamental para avaliar algumas crianças que se apresentavam com os olhos vermelhos. A professora do 3° ano está preocupada com o número crescente de alunos que têm se queixado de dor, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e dificuldade de olhar para ambientes claros. Dos 43 alunos da turma dessa professora, 10 já apresentaram as queixas. Ao examinar as crianças, chama atenção do médico a presença de triquíase com cicatriz na conjuntiva tarsal, hiperemia conjuntival importante e pouca secreção purulenta. Além da orientação sobre medidas de higiene e modo de transmissão do agente etiológico, a conduta nesse caso é:
Em relação à rinossinusite aguda, assinale a afirmativa correta.
Compartilhar