Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma mulher 72 anos é atendida com queixa de dor aguda, iniciada há dois dias, no joelho direito, que apresenta calor local pouco intenso. Exames laboratoriais revelam em hematócrito de 38%, 10.500 leucócitos com 70% de neutrófilos segmentados e 4% de bastonetes; ácido úrico de 5,5 mg/dl. A radiografia de joelhos demonstra presença de condrocalcinose. O diagnóstico mais provável é de:

A
Artrite gotosa aguda.
B
Pseudogota.
C
Artrite reativa.
D
Artrite reumatoide.
E
Artrite infecciosa.
Criança de cinco meses de idade iniciou quadro de coriza, febre de 38ºC e tosse seca há 48 horas. No terceiro dia de doença, piorou da tosse, ficou bastante dispneica e apresentou vômitos. Ao exame físico, encontramos tiragem subcostal, irritabilidade, ausência de toxemia, taquipneia, AP: sibilos difusos e algumas crepitações. O diagnóstico mais provável é:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Você está andando no shopping sozinho e observa uma criança de mais ou menos 4 anos cair na sua frente. Você verifica que ela está inconsciente e não respira. Qual a conduta adequada a ser empregada?
Mulher de 52 anos apresenta ganho de peso (8 kg em 2 meses), sonolência, constipação intestinal e dores articulares difusas. Deu entrada no pronto-socorro com quadro de síncope e hemodinamicamente estável. Exames laboratoriais: TSH 8 µIU/ml (0,34-4,25 µIU/ml), T4-livre 0,5 ng/dl (0,8-1,7 ng/dl), sódio 114 mEq/L, potássio 3,6 mEq/L, ureia 40 mg/dl, creatinina 1,0 mg/dl e glicemia 100 mg/dl. Sobre a hiponatremia, assinale o diagnóstico e o tratamento corretos.
Paciente de 12 anos, que há uma semana iniciou com edema periorbitário bilateral fixo, que seguiu-se de febre alta, angina intensa e tumoração dolorosa cervical à direita. O quadro persistiu e há 3 dias ficou com os olhos amarelos, urina manchando a roupa e fezes acólias. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar