Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Uma mulher branca de 20 anos de idade vai ao pronto-socorro apresentando icterícia e mal-estar há duas semanas. Ela observou que a urina está escurecida há vários dias e recentemente um amigo notou que suas escleróticas estavam discretamente amareladas. Alguns meses antes, seu namorado teve algum tipo de hepatite. A paciente não está em uso de medicamentos nem possui história clínica significativa. Seu exame físico é normal, exceto pela esclerótica e pela pele ictéricas. Ela está consciente e orientada. Os estudos laboratoriais iniciais revelam os seguintes resultados: ALT 1.206; AST 983; Fosfatase alcalina (normal < 120 u/I) 183 u/I; Bilirrubina 8,6 mg/dl; TP 12,2 segundos; Hematócrito 39%; Contagem de leucócitos 8.900/mI. Os resultados dos estudos sorológicos para hepatite estão sendo aguardados. Sobre esse quadro clínico, assinale a alternativa correta:

A
Nesse quadro, é necessário hospitalização devido ao perigo de insuficiência hepática fulminante.
B
Estudo de imageamento (ultrassonografia ou TC) é indicado para excluir dilatação dos ductos intra-hepáticos.
C
Embora não seja necessária, uma biópsia hepática forneceria informações etiológicas e prognósticas úteis.
D
Hepatite viral aguda é a condição mais provável. A paciente pode fazer acompanhamento ambulatorial enquanto aguarda os resultados sorológicos.
E
O diagnóstico é cirrose hepática descompensada.
Um homem de 70 anos de idade, com antecedente de fibrilação atrial crônica, chega para avaliação com quadro de isquemia aguda grave de membro inferior esquerdo. Foi submetido a embolectomia arterial com sucesso, sendo restabelecidos os pulsos distais. Cerca de uma hora após o término da cirurgia, começou a apresentar edema tenso na perna, dor na panturrilha, parestesia e dificuldade para fazer a dorsiflexão ativa do pé. Melhor conduta:
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais 61.000 novos homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, em 2016. Isso corresponde a aproximadamente 30% dos casos de câncer no homem brasileiro, superando em número qualquer outro tipo de tumor, exceto os casos de tumores de pele não melanoma. Sobre o câncer de próstata, assinale a alternativa que NÃO é fator de risco.
Paciente do sexo masculino, 70 anos, hipertenso, etilista, portador de insuficiência coronariana com angina estável, sem história de dor abdominal, durante exame de ultrassom para investigação de elevação de enzimas hepáticas, foi evidenciado aneurisma de aorta abdominal. Foi então submetido a angiotomografia de abdome que apresentou um aneurisma fusiforme da aorta abdominal infra-renal medindo 4,2 cm no maior diâmetro, com trombos murais. Um ano após o achado, a angiotomografia foi repetida e mostrou um aumento do aneurisma, com o mesmo apresentando 4,5 cm no maior diâmetro. Qual medida deve ser tomada?
Criança de 1 ano e 6 meses é trazida à consulta devido a aumento de volume em região inguinal direita quando chora. Exame físico evidencia aumento de volume em região inguinoescrotal direita com "sinal da seda" presente. É CORRETO afirmar que:
Compartilhar