Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Uma mulher branca de 20 anos de idade vai ao pronto-socorro apresentando icterícia e mal-estar há duas semanas. Ela observou que a urina está escurecida há vários dias e recentemente um amigo notou que suas escleróticas estavam discretamente amareladas. Alguns meses antes, seu namorado teve algum tipo de hepatite. A paciente não está em uso de medicamentos nem possui história clínica significativa. Seu exame físico é normal, exceto pela esclerótica e pela pele ictéricas. Ela está consciente e orientada. Os estudos laboratoriais iniciais revelam os seguintes resultados: ALT 1.206; AST 983; Fosfatase alcalina (normal < 120 u/I) 183 u/I; Bilirrubina 8,6 mg/dl; TP 12,2 segundos; Hematócrito 39%; Contagem de leucócitos 8.900/mI. Os resultados dos estudos sorológicos para hepatite estão sendo aguardados. Sobre esse quadro clínico, assinale a alternativa correta:

A
Nesse quadro, é necessário hospitalização devido ao perigo de insuficiência hepática fulminante.
B
Estudo de imageamento (ultrassonografia ou TC) é indicado para excluir dilatação dos ductos intra-hepáticos.
C
Embora não seja necessária, uma biópsia hepática forneceria informações etiológicas e prognósticas úteis.
D
Hepatite viral aguda é a condição mais provável. A paciente pode fazer acompanhamento ambulatorial enquanto aguarda os resultados sorológicos.
E
O diagnóstico é cirrose hepática descompensada.
A transmissão vertical do HIV diminuiu consistentemente após a introdução da terapia antirretroviral para a gestante HIV+ e para o Recém-Nascido (RN). Quanto aos cuidados com o RN, é correto afirmar que:
Um Pediatra, ao avaliar um recém-nascido oligoidrâminio do sexo feminino na enfermaria de pediatria, observa que o teste de Ortolani foi positivo à esquerda e chama o Ortopedista de plantão para avaliação e conduta. O astuto residente do terceiro ano de Ortopedia vai avaliar o caso e, após o exame físico detalhado conversa com seu staff e afirma: I - Trata-se de uma displasia do desenvolvimento do quadril e não de uma luxação, pois o teste de Ortolani é positivo; II - O melhor exame de imagem a ser realizado no momento para confirmação do diagnóstico é a radiografia panorâmica de bacia em AP; III - Na ultrassonografia, os métodos de Graf e de Harcke avaliam o quadril de forma dinâmica e estática respectivamente; IV - Normalmente há retroversão do colo femoral. Frente a essas afirmações, qual a resposta correta?
Quanto ao tabagismo é correto afirmar:
Sobre o pneumotórax podemos afirmar que: A) O sintoma mais comum do pneumotórax espontâneo é a dispneia. B) O pneumotórax espontâneo pequeno com poucos sintomas pode ser apenas monitorado e não necessitar drenagem. C) A descompressão emergencial com agulha de um pneumotórax de tensão é executado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular. D) A toracotomia por tubo e a drenagem por selo d’água são as bases do tratamento do pneumotórax espontâneo. E) O pneumotórax espontâneo tende a recorrer com uma frequência cada vez maior após cada episódio.
Compartilhar