Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma mulher com 28 anos queixa-se de sangramento excessivo na gengiva e tem petéquias. Não há adenopatia no pescoço. A radiografia de tórax mostra aumento de mediastino sem lesões pulmonares. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?

A
Púrpura trombocitopênica imune
B
Lúpus eritematoso sistêmico
C
Trombocitopenia induzida por droga
D
Linfoma
E
Tuberculose
Recém-nascido do sexo feminino com idade gestacional de 38 1/2 semanas, peso de nascimento de 2800 gramas, nasceu de parto cesariano devido a polidrâmnio, Apgar 7 e 10, não foi possível passagem da sonda gástrica durante o atendimento na sala de parto. Iniciou com taquipneia e saída oral de secreção salivar “espumosa”. Foi submetida à radiografia simples de abdome, que evidenciou bolsão esofágico dilatado e presença de ar no abdome. Qual o diagnóstico etiológico mais provável?
Qual o agente etiológico responsável pela epiglotite aguda na infância?
Uma paciente de 60 anos, diabética, estava em casa apresentando dor em hipocôndrio direito há 15 dias e febre. Há 3 dias queixa-se de distensão abdominal progressiva, dor em cólica e vômitos. Foi admitida no hospital em caráter de urgência bastante desidratada e com distensão abdominal marcante. Realizou ultrassom que demonstrou aerobilia e distensão intestinal por gás. Radiografia simples de abdome mostrou imagem de moeda empilhada e ausência de gás no reto. Qual a conduta?
Nos pacientes traumatizados que estão em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo os cuidados no restabelecimento e manutenção da homeostasia constituem o principal objetivo. Em qual dos itens abaixo encontramos um conceito que não está em concordância com os conhecimentos atuais:
Compartilhar