Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma mulher com 67 anos de idade, 58 Kg de peso e com creatina sérica de 1,4 mg/dl necessita receber medicamento de eliminação renal, cuja dose diária deve ser corrigida pelo percentual de função renal. Para esta paciente, utilizando-se a Equação de Cockcroft-Gault, qual seria o clearance de creatinina calculado?

A
42,0 ml/min.
B
46,3 ml/min.
C
35,7 ml/min.
D
25,7 ml/min.
E
30,0 ml/min.
Considerando as várias afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item a seguir. A hemorroidectomia, seja com técnica aberta ou fechada, impõe-se na doença hemorroidária de segundo grau, com sangramento, que não responde ao tratamento clínico com medidas higiênico-dietéticas, banhos de assento em água morna e pomadas anestésicas.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
O volume médio diário relacionado com as perdas insensíveis (pulmões e pele) a ser reposto no pós-operatório imediato de paciente com 70 kg submetido a vagotomia troncular com piloroplastia eletiva é de:
Homem com infarto agudo extenso do miocárdio é admitido em unidade coronariana. Quadro evolui com choque cardiogênico e falência de múltiplos órgãos. Paciente apresenta parada cardiorrespiratória 24h após a internação, sem responder às manobras de reanimação. No prontuário, consta internação anterior por angina. Usava anti-hipertensivos e antiarrítmicos. A forma adequada de preenchimento da declaração de óbito, partindo da causa básica para a causa direta é:
Compartilhar