Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma mulher com 67 anos de idade, 58 Kg de peso e com creatina sérica de 1,4 mg/dl necessita receber medicamento de eliminação renal, cuja dose diária deve ser corrigida pelo percentual de função renal. Para esta paciente, utilizando-se a Equação de Cockcroft-Gault, qual seria o clearance de creatinina calculado?

A
42,0 ml/min.
B
46,3 ml/min.
C
35,7 ml/min.
D
25,7 ml/min.
E
30,0 ml/min.
Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:
Homem de 67 anos consultou com seu médico de família. Ao realizar o toque retal, o médico observou uma próstata aumentada, tensa e sem sulco mediano. Posterior ultrassonografia abdominal mostrou o aumento da próstata fazendo protrusão no interior da bexiga e trabeculação vesical. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Qual a deficiência vitamínica no lactente caracterizada por neurite periférica, convulsões, dermatite e anemia?
São considerados fatores de risco para osteoporose:
Compartilhar