Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma mulher com vida sexual ativa, sem parceiro fixo, apresenta linfadenomegalia inguinal dolorosa, com gânglio infartado à direita, com supuração e fistulização por orifícios múltiplos. Ela conta que tudo começou como uma pápula que evoluiu para uma ferida alguns dias antes de apresentar aumento de gânglio doloroso na região inguinal. A doença, seu agente etiológico e tratamento apropriado são, respectivamente:

A
linfogranuloma venéreo; Chlamydia trachomatis; drenagem imediata do bubão com bisturi.
B
linfogranuloma venéreo; Chlamydia trachomatis; doxiciclina por 21 dias.
C
cancro mole; Haemophilus ducreyi; doxiciclina por 21 dias.
D
cancro mole; Haemophilus ducreyi; benzilpenicilina benzatina 1,2 milhão de unidades por via intramuscular em dose única.
E
donovanose; Calymmatobacterium granulomatis; drenagem imediata do bubão com bisturi.
Escolar de 6 anos de idade com antecedente de epilepsia, em uso regular de ácido valpróico, chega ao pronto-socorro pediátrico em crise convulsiva tônico-clônica generalizada afebril, controlada com diazepam EV. Após 2h, volta a apresentar crise convulsiva de mesmo padrão refratária a nova dose de diazepam EV. Qual o anticonvulsivante de segunda escolha mais indicada para esse paciente?
Recém-nascido com 48 horas de vida, idade gestacional de 31 semanas, peso de 1.500 gramas, apresenta três episódios de pausa respiratória, cada um de 20 a 25 segundos de duração. Nestes três episódios, a frequência cardíaca caiu de 140 para 100 bpm, a criança permaneceu sem movimentação e com oximetria de 75 %. Entre os episódios, entretanto, o bebê apresenta atividade normal, frequência respiratória 50 mpm. A dosagem de glicose no sangue é de 50 mg/dl e o cálcio sérico é 8 mg/dl. Os episódios de pausa respiratória da criança são provavelmente por:
Homem de 80 anos de idade, tabagista, com diagnóstico prévio de artrose, sofreu queda da própria altura há 5 horas, impedindo a sua deambulação. O exame físico revela encurtamento de 2 cm do membro inferior direito e postura em rotação externa do membro. O diagnóstico e as respectivas condutas diagnóstica e terapêutica serão:
Em relação à detecção precoce do Câncer de Próstata, pode-se afirmar que:
Compartilhar