Uma mulher com vida sexual ativa, sem parceiro fixo, apresenta linfadenomegalia inguinal dolorosa, com gânglio infartado à direita, com supuração e fistulização por orifícios múltiplos. Ela conta que tudo começou como uma pápula que evoluiu para uma ferida alguns dias antes de apresentar aumento de gânglio doloroso na região inguinal. A doença, seu agente etiológico e tratamento apropriado são, respectivamente:
A
linfogranuloma venéreo; Chlamydia trachomatis; drenagem imediata do bubão com bisturi.
B
linfogranuloma venéreo; Chlamydia trachomatis; doxiciclina por 21 dias.
C
cancro mole; Haemophilus ducreyi; doxiciclina por 21 dias.
D
cancro mole; Haemophilus ducreyi; benzilpenicilina benzatina 1,2 milhão de unidades por via intramuscular em dose única.
E
donovanose; Calymmatobacterium granulomatis; drenagem imediata do bubão com bisturi.
Outras questões
São fatores de risco para desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal ( AAA ), exceto:
MJM tem 65 anos e trabalhou por 30 como tecelã em uma empresa de sua cidade natal, no interior de Minas Gerais. MJM relatou tomar conta de 20 teares. O ambiente era quente, úmido (era aspergido vapor de água no ambiente para evitar ruptura dos fios) e bastante ruidoso. A paciente queixa-se de perda da audição e principalmente de zumbidos em ambos os ouvidos (como se fosse uma cachoeira), o que no momento, constitui o sintoma que mais a incomoda. A audiometria tonal revelou Perda de Audição neurossensorial com predomínio das perdas nas frequências elevadas (entre 3000 e 6000 Hz), padrão sugestivo de PAIR - Perda de Audição Induzida pelo Ruído. Com relação aos zumbidos que acompanham o quadro, podemos afirmar, EXCETO:
Menino, 7 anos, apresenta subitamente dor de garganta, calafrio, febre alta, cefaleia e dor abdominal. As amígdalas estão hiperemiadas, edemaciadas e recobertas por exsudato purulento. Há petéquias no palato. Palpa-se gânglio cervical doloroso à direita. O abdome é inocente. Demais dados do exame físico são normais. Em relação a esta situação são apresentadas as seguintes assertivas: I. O uso de penicilina é adequado para o caso. II. O uso de anti-inflamatórios não hormonais diminui o risco das complicações não supurativas. III. Após 48 horas de tratamento antimicrobiano adequado, não mais ocorre transmissão da doença. Qual é a alternativa correta?
Menino de três anos é trazido pelos pais ao urologista com quadro de hematúria macroscópica indolor e sem coágulos há dois meses. O menino não apresenta comorbidades. O exame físico revela-se normal, estando a criança em bom estado geral, corada, e com discreta dor a palpação do flanco e hipocôndrio direitos. A tomografia computadorizada com contraste intravenoso revelou rim direito normal e massa renal a esquerda, de 8 cm, preservando o polo inferior, chegando quase até a linha média, heterogênea. A principal hipótese diagnóstica e o tratamento mais indicado são: