Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?
A
Água livre e insulina.
B
Insulina.
C
Soro fisiológico.
D
Soro fisiológico e insulina.
E
Soro fisiológico, bicarbonato de sódio e insulina.
Outras questões
Mulher, 58 anos de idade, portadora de fibrilação atrial diagnosticada há dois anos, iniciou há 8 horas com dor, frialdade e cianose fixa de pé esquerdo. Negava história prévia de claudicação intermitente em membros inferiores (MMIIs). Ao exame clínico não apresentava os pulsos distais palpáveis no MIE e o exame do MID encontrava-se normal, com todos os pulsos palpáveis. INR = 1,8. Qual a conduta imediata mais apropriada para este caso?
São sinais fundoscópicos de hipertensão intracraniana, EXCETO:
Escolar de sete anos com quadro há 24 horas de cefaleia generalizada, febre elevada, fotofobia, náuseas e vômitos, confusão mental e irritabilidade. Ao exame físico, temperatura de 39,5ºC, irritabilidade ao manuseio, perfusão periférica de 2 segundos, rigidez de nuca. No manejo desta situação, assinale as alternativas que estão corretas: I – O exame fundamental a ser colhido é o liquor. II – A restrição hídrica deve ser empregada para se diminuir o risco da Secreção Inadequada do Hormônio Antidiurético (SIHAD). III – A droga de escolha para o tratamento empírico é a penicilina. IV – O uso de corticosteroides demonstra melhor evolução a curto prazo, quando associado aos antibióticos. V – A hemocultura pode ser utilizada para ampliar a possibilidade de identificação do agente etiológico.
Recém-nascido a termo, sexo masculino, é encaminhado ao hospital para avaliação de hidronefrose unilateral diagnosticada por ultrassonografia realizada durante exame pré-natal. Novo estudo ultrassonográfico confirma a hidronefrose, sugerindo estenose da junção uretero-piélica. Foi solicitada cintilografia renal. A alternativa correta quanto à avaliação da hidronefrose neonatal: