Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?

A
Água livre e insulina.
B
Insulina.
C
Soro fisiológico.
D
Soro fisiológico e insulina.
E
Soro fisiológico, bicarbonato de sódio e insulina.
Homem de 18 anos apresenta quadro de artrite em joelho esquerdo há 2 dias. A punção evidenciou um líquido turvo, com 100.000 células/mL sendo 87% de neutrófilos, sem a presença de cristais. Pode-se afirmar, que mais provavelmente, trata-se de quadro de:
Paciente submetido à esofagectomia há dez dias. Queixa-se de dispneia e rigidez torácica. Radiografia do tórax revelou derrame pleural extenso. Submetido à drenagem torácica com a obtenção de líquido de aspecto leitoso. A conduta inicial é:
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Uma mulher de 30 anos é submetida a uma laparotomia exploradora de uma possível apendicite aguda. No procediemento cirurgico, é descoberto um divertículo cecal roto. Processo inflamatório local, embora não haja uma peritonite difusa manifesta. O tratamento de preferência é:
Compartilhar