Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?

A
Água livre e insulina.
B
Insulina.
C
Soro fisiológico.
D
Soro fisiológico e insulina.
E
Soro fisiológico, bicarbonato de sódio e insulina.
Um jovem atleta apresentou morte súbita enquanto realizava sua atividade física habitual. Foi submetido à necrópsia que constatou como “causa mortis” a ruptura de aneurisma da aorta. O exame histopatológico da parede aórtica revelou degeneração da camada média, com alteração das fibras elásticas e colágenas. Nesse caso, o fator predisponente é a:
Primigesta de baixo risco gestacional, com 39 semanas de gestação, foi internada por se encontrar na fase ativa do trabalho de parto, com 5 cm de dilatação, apresentação cefálica no plano -1 de De Lee, bolsa íntegra e batimentos cardiofetais de 144 bpm. Que condutas devem ser adotadas?
Uma jovem de 22 anos realiza em seu consultório, pela primeira vez, a citologia oncótica de Papanicolaou. Ela tem vida sexual ativa há 5 anos e relata 3 parceiros sexuais nesse período. O exame ginecológico é normal, entretanto o resultado da citologia revela a presença de lesão intraepitelial escamosa de alto grau, identificada como NIC II, sem a presença de células endocervicais no esfregaço. A conduta mais apropriada para o seguimento dessa paciente é:
A administração de carvão ativado está indicada na ingestão de todos os agentes abaixo, EXCETO:
Compartilhar