Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma mulher de 25 anos de idade procura o ambulatório do H.U. com história clínica de equimoses. A contagem plaquetária encontra-se abaixo de 15.000, com hemoglobina, hematócrito e contagem de leucócitos normais. O esfregaço de sangue periférico é inespecífico, exceto pela escassez de plaquetas. O diagnóstico mais provável é:

A
Leucemia aguda.
B
Púrpura pós-transfusional
C
Púrpura trombocitopênica imune.
D
Tromboastenia de Glauzmann.
E
Trombocitopenia congênita.
Um recém-nascido de termo, do sexo feminino, apresenta uma manobra de Ortolani positiva no exame de alta do berçário. Com 15 dias de vida, a manobra é novamente positiva, na consulta de puericultura, na unidade básica de saúde. Nesse momento, o médico deve:
Paciente de 55 anos, sexo feminino, com quadro súbito de perda de consciência, que durou 15 minutos. Com recuperação da consciência, apresentava cefaleia intensa, pulsátil e vômitos. Após 3 dias procurou atendimento por permanência das queixas e apresentava o seguinte exame neurológico: Kernnig positivo bilateral, com rigidez de nuca com Brudizinski presente e Lasègue positivo. Estava febril (38º). Foi puncionada e LCR com: 7 leucócitos, predomínio de mononucleares, proteínas de 90mg%, glicose 60mg% (glicemia de 90mg%), hemácias de 5500. Provas dos três tubos mostrando xantocromia mantida (invariável). CT de crânio hiperdensidade de foice inter-hemisférica posterior. Qual é o diagnóstico e conduta, além da internação.
Marque a alternativa que NÃO contém um diagnóstico de complicação da traqueostomia:
Em relação às distopias testiculares, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar