Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Uma mulher de 26 anos de idade é examinada por conta de episódio recente de obstrução intestinal com regressão espontânea. Ao exame físico, apresenta depósitos de melanina na mucosa bucal e regiões palmares. As fezes são positivas para sangue oculto. A história familiar revela presença de pigmentos semelhantes na mãe e tia materna da paciente, ambas com quadro de dor abdominal e distensão recidivantes. A tia morreu aos 65 anos de adenocarcinoma intestinal. A mãe é viva e passa bem aos 68 anos de idade. Os exames laboratoriais: Hto 34%; Hemoglobina 11,5 g%, leucometria global 8000/mm3; Eletrólitos e exame de urina são normais. Qual das afirmações é verdadeira a respeito da paciente?

A
As manchas de melanina não estavam presentes ao nascimento.
B
Pode-se esperar consanguinidade na família.
C
Ela corre alto risco de adenocarcinoma intestinal.
D
O exame histológico das lesões intestinais revelará pólipos hamartomatosos.
E
A colectomia seria curativa.
São exemplos de antidepressivo, antipsicótico, estabilizador de humor e hipnótico, respectivamente:
Qual doença abaixo NÃO é considerada etiologia da catarata pré-senil adquirida:
De acordo com a classificação do sistema de BI-RADS na mamografia, em qual categoria recomenda-se apenas controle anual?
Uma criança de 1 semana de vida deu entrada no hospital devido a vômitos. Um estudo contrastado gastrointestinal evidenciou obstrução duodenal. Durante a laparotomia foi diagnosticado pâncreas anular. Qual afirmação é VERDADEIRA em relação ao pâncreas anular?
Compartilhar